Porto do Pecém – Obras da segunda expansão do TMUT continuam

9 de janeiro de 2015 - 20:20

As obras da segunda fase de expansão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km de Fortaleza, avançam com a execução dos serviços de alargamento do quebra-mar e a implantação de três novos berços, que terão cerca de 300 metros cada um. Será feita em seguida uma nova ponte, com 1.560 metros. O quebra-mar, que será alargado em cerca de mil metros, receberá pavimentação a fim de permitir o melhor trânsito de veículos sobre a sua estrutura. A previsão é de que a obra fique pronta em 2016. O investimento é de R$ 568,7 milhões. Cerca de 300 operários trabalham na obra.

 

Quando finalizados os novos berços, o Porto do Pecém passará a contar com nove berços de atracação, adequando-se assim à crescente expansão da sua movimentação de cargas, proporcionadas pela implantação de grandes empreendimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a refinaria Premium II, da Petrobras.

 

Os recursos são oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras de expansão, licitadas pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) estão sendo executadas por consórcio formado pelas construtoras Marquise, Queiroz Galvão e Ivai.

 

 

Nova ampliação

 

A Seinfra autorizou, em outubro do ano passado, os estudos para uma nova ampliação do Terminal Portuário do Pecém. O trabalho está sendo realizado pelo consórcio formado pelas empresas Ram Engenharia e Planave Estudos e Projetos. Os serviços estão relacionados às obras de adequação à nova expansão das infraestruturas aquaviária e portuárias do Terminal, de forma a prepará-lo para a implantação da superestrutura que viabilizará as operações com petróleo e derivados líquidos e outras cargas do gênero, advindos com a implantação da refinaria da Petrobras, em fase de planejamento. Os estudos custarão R$ 4,8 milhões e devem estar prontos em meados de março desse ano.

 

 

09.01.2014

 

Assessoria de Imprensa da Seinfra

Marco da Escóssia (comunicacao@seinfra.ce.gov.br / 85 3216.3764)