Dedé Teixeira reafirma compromisso com ações de convivência com a estiagem

12 de janeiro de 2015 - 16:02

O Governo do Estado do Ceará através da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou nesta segunda-feria (10), solenidade oficial de posse do novo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

 

O evento iniciou com a celebração de uma missa em ação de graças, seguindo a cerimonia de posse e contou com presenças de várias autoridades, entre elas o senador José Pimentel, prefeitos e lideranças políticas do Ceará, parlamentares estaduais e federais e lideranças dos movimentos soiais. “Agradeço a presença dos órgãos de governo federal e estadual e de todos os presentes e espero contar com o apoio de cada um para a missão que teremos pela frente”, conclamou Dedé Teixeira.

 

A maior preocupação para o novo secretário é a seca, “precisamos estar juntos para enfrentar os desafios da seca”. Dedé Teixeira destacou que a convivência com a estiagem e a continuidade dos projetos que já estão em andamento estão entre as prioridades do governador Camilo Santana. “Ele já nos passou essa orientação e vamos seguí-la, buscando sempre o apoio necessário para viabilizar os nossos projetos”, afirmou.

 

Nos últimos anos, a SDA conseguiu colocar em prática as ações que tinham um efeito maior no que diz respeito à convivência com o semiárido e ofereceu condições ao homem do campo para produzir e tem emprego e renda garantidos. “Conseguimos promover regularização fundiária no Ceará, ampliamos a assistência técnica, conquistamos também o status de zona livre de febre aftosa através da ADAGRI” afirmou o ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

 

A SDA obteve ainda um grande aumento nos seus programas e projetos como os recursos para aplicação de Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que passou de R$ 211 milhões em 2013 para mais de R$ 500 milhões, em 2014. O Garantia Safra de 239 para 343 mil agricultores sendo beneficiados.

 

Para o ex-secretário Nelson Martins o período de 4 anos da sua gestão, mesmo com a seca conseguiu avançar muito, “apesar de ter 3 anos de seca, conseguimos avançar muito. De maneira que no último ano de 2014, nós já aumentamos a aplicação da SDA em 98%, comparando com 2011, nós praticamente dobramos.

 

Para o atual Controlador e Ouvidor do Estado, o secretario Dedé Teixeira contará com uma equipe excelente na SDA. “E como a experiência dele como prefeito, deputado estadual e gestor do Governo Federal, ele fará muito mais do que conseguimos fazer nos últimos 4 anos”.

 

Bancada Federal

O deputado federal José Guimarães destacou que vai trabalhar no Congresso para garantir os recursos necessários para o Estado do Ceará continuar colocando entre as prioridades as ações convivência com a estiagem. “Vamos buscar os recursos necessários para garantir a continuidade de cada um desses projetos, contaremos com o apoio do Governador Camilo Santana e da Presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.

 

O parlamentar reforçou ainda o desejo de sorte ao secretário Dedé na continuidade do belíssimo trabalho exercido na SDA pelos secretários anteriores Nelson Martins e Camilo Santana. “Não tenho dúvidas que vai ser o secretário de uma das melhores áreas, fazendo da agricultura familiar a renda da família cearense”, concluiu.

 

O senador José Pimentel reforçou as palavras do colega de parlamento, destacando que a melhor forma de conviver com a seca e com os problemas é manter os projetos que ja estão em andamento em nível estadual e federal. “Tenho a convicção do compromisso do secretário Dedé Teixeira com essas políticas e estou a disposição para a aplicação dos projetos, dando continuidade ao belo trabalho que a secretaria de desenvolvimento agrário do Ceará vem realizando.”

 

 

12.01.2014

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo
mariana.galvao@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br Twitter: @ImprensaSDA

Fotos: Thiago Stille