Dia do Ceará: secretário Guilherme Sampaio da Secult representa governador Camilo

17 de janeiro de 2015 - 23:10

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), comemorou hoje, em Aquiraz – primeira capital estadual, os 216 anos de emancipação do Ceará. A programação contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Gulilherme Sampaio, representando o governador Camilo Santana. A programação teve início às 16 horas, na praça Cônego Araripe, onde a banda Municipal de Aquiraz apresenou dobrados e músicas populares. Às 16h30 houve o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Às 16h45 aconteceu a visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar.

 

Após o hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil e, executados os respectivos hinos, executados pelas Bandas de Música Municipal de Aquiraz, da Polícia Militar do Ceará e pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz Rodolfo Forte, respectivamente, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio pronunciou palavras alusivas à importância da data comemorativa.

“Não foi à toa que escolhemos esse sítio histórico para comemorarmos esta data tão importante, tamanha é a importância de Aquiraz para a história e para a cultura do Ceará. Fiquei muito feliz em receber das mãos do governador Camilo Santana, a incumbência de liderar a política cultural do Estado e saber que ela será o eixo central no desenvolvimento de suas estratégias de governo. Teremos então, compromissos importantes para a cultura do nosso povo, como a construção de quatro equipamentos culturais no interior, 12 Escolas Profissionalizantes voltadas para o campo da cultura e a aplicação de 1,5% do orçamento do Estado nas políticas de cultura, ou seja, cinco vezes o que é aplicado hoje”, disse o secretário.

Às 18h aconteceu a missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado, datada do início do século XVIII. Às 19h30, no interior da igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho realizou uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense. A solenidade contou com a presença do prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães.

 

O Dia do Ceará
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

 

17.01.2015

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 – Dalwton Moura
(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira
(85) 8824.0994 – Lucas Benedecti
(85) 3101.6761
imprensa@secult.ce.gov.br
Fotos: Secult/Divulgação/Felipe Abud