Secretário André Facó visita obras no CIPP

21 de janeiro de 2015 - 16:52

O secretário da infraestrutura do Estado, André Facó, visitou nesta quarta-feira (21) as diversas obras desenvolvidas pela Seinfra no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. No local, conheceu de perto os serviços da segunda expansão daquele Terminal de Múltiplas Utilidades – TMUT do Porto do Pecém, obras de instalação da correia transportadora de minérios e a operação da correia transportadora de carvão mineral e seu descarregador, entre outras obras.

 

Acompanhado do engenheiro André Pierre, da Coordenadoria de Transportes e Obras da Seinfra e de representantes das comunidades Anacé, o secretário André Facó conheceu os trabalhos de implantação da Reserva Indígena Taba dos Anacé, às margens da CE-085, no município de Caucaia, também na Região Metropolitana de Fortaleza. Criada pelo Governo do Estado para abrigar as populações indígenas realocadas por conta da construção da refinaria Premium II, em planejamento pela Petrobras, o empreendimento terá 163 residências, acessos viários, escola, rede elétrica, de abastecimento de água, posto de saúde entre outros benefícios. A obra faz parte do compromisso firmado entre o Governo estadual, Petrobras, Ministério Público Federal, Fundação Nacional do Índio – Funai e as comunidades indígenas dos Anacé de Bolso e Matões que serão realocadas de áreas do CIPP para aquele local. Os serviços foram inciados em setembro do ano passado, devendo ficar prontos em fevereiro próximo. O valor da obra é de cerca de R$ 30 milhões, que incluem a aquisição do terreno e construção da infraestrutura. “A ideia da visita é saber como está o andamento das diversas obras que estão sendo tocadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. São obras como a Reserva Indígena Taba dos Anacé, a expansão do Porto do Pecém, Correia Transportadora de Minérios, dentre outras que serão de extrema importância para o crescimento do CIPP e que terão atenção especial da Seinfra”, destacou o Secretário.

 

Pecém em expansão

 

Na área do porto, o secretário recebeu do diretor-presidente da Companhia de Integração do Cerá – Cearáportos, Erasmo Pitombeira, informações acerca da implantação de infraestrutura essenciais à continuidade do processo de crescimento da prestação de serviços do Pecém, que no ano passado movimentou 8,2 milhões de toneladas de mercadorias.

 

As obras da nova expansão do TMUT do Pecém incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente, com 1.520 metros de extensão, a pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra-mar em cerca de 90 metros; o alargamento de aproximadamente 33 metros da ponte; e a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Os trabalhos estão sendo realizados pelo consórcio Marquise/QG/Ivaí e deverão estar concluídos até o final de 2016. O investimento é de R$ 568,7 milhões.

 

21.01.2015

Assessoria de Comunicação da Seinfra

Marco da Escóssia (85 8898-4318 / 85 3216-3764)

Twitter: @seinfrace

Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE