XI Edição dos Jogos Paralímpicos é aberta no Cepid

22 de janeiro de 2015

Na busca pelos caminhos da qualidade de vida para as pessoas com deficiência, o governo do Estado fortalece o apoio ao paradesporto e realiza a partir desta quinta-feira (22) até o próximo sábado (24), a XI Edição dos Jogos Paralímpicos do Ceará, reunindo cerca de 340 paratletas, com idades entre 18 e 40 anos, de 13 entidades. Durante esses três dias, eles competirão em oito modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo, karatê e xadrez.

 

As primeiras competições acontecem hoje, no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), unidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), onde ocorreu, nesta manhã, a abertura oficial. “Sentimo-nos muito felizes em ver toda esta disposição, tantas pessoas determinadas à prática do esporte, em busca de uma vida mais saudável, independentemente de suas limitações físicas. Vocês são um exemplo a seguir”, declarou a Primeira Dama do Estado, Onélia Leite, ao participar da solenidade de abertura das competições.

 

Cepid3“Fortalecer o paradesporto e o esporte como um todo é um compromisso nosso, tanto na capital, como nos municípios do interior”, acrescentou o titular da Secretaria do Esporte (Sesporte), David Durand, na oportunidade. “Aqui nós nos sentimos acolhidos. Esse é o nosso espaço, que deve ser zelado e aproveitado por todos”, declarou Henrique Gurgel, presidente da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), numa referência ao trabalho desenvolvido pelo Cepid, em prol das pessoas com deficiência.

 

O evento foi ilustrado com o desfile dos atletas e a apresentação de dança artística pela bailarina paratleta, Ana Carolina. A pira olímpica foi acesa pelo paratleta Francisco Denilson Sampaio e o juramento, lido pela paratleta Renata Frutuoso. A competição está sendo realizada pela Acea, com apoio da STDS, Sesporte, Centro Universitário Estácio FIC e Academia Cearense de Tênis de Mesa (ACTM), onde ocorrerão as provas de natação e atletismo e de tênis de mesa, respectivamente. (Veja programação abaixo)

 

Preparação Nacional

Os Jogos Paralímpicos do Ceará acontecem desde 2003 e buscam descobrir novos talentos e reunir pessoas com necessidades especiais de todo o Estado em um evento esportivo e social, inspirando novos adeptos ao esporte. Os paratletas vencedores irão compor o quadro de representação do Estado para competições nacionais. A ideia é ajudar a promover as modalidades no Estado aproveitando a passagem das Olimpíadas pelo Rio de Janeiro em 2016, ocasião que também terá sua versão paralímpica.

 

Cepid

 

Cepid2O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) oferece completa infraestrutura para atendimento de pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa. Além disso, o Centro oferece ações de capacitação para o trabalho. Os interessados em participar de alguma das atividades devem comparecer ao Centro, na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará, para realizar inscrição e serem encaminhados para avaliação física.

 

Programação:

Abertura: 22 de janeiro (quinta-feira) – 8h30 às 10h – CEPID
Taekwondo: 22 de janeiro (quinta-feira) – 8h às 12h – CEPID
Karate: 22 de janeiro (quinta-feira) – 13h às 17h – CEPID
Tênis de Mesa: 22 de janeiro (quinta-feira) – 14h às 19h – ACTM
Futsal: 23 de janeiro (sexta-feira) – 8h às 17h – CEPID
Xadrez: 23 de janeiro (sexta-feira) – 8h às 17h – CEPID
Natação: 24 de janeiro (sábado) – 8h às 12h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS
Atletismo: 24 de janeiro (sábado) – 13h às 18h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS

 

Locais de Competições:

– Cepid: Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.
– ACTM: Rua Esperança, 56, Jardim das Oliveiras (ao lado da EEFM profissionalizante Jaime de Alencar de Oliveira).
– Centro Universitário Estácio FIC: Rua Eliseu Uchoa Becco, 600, Água Fria

*Mais informações: Henrique Gurgel (Presidente da Acea) – 8878.1367

 

22.01.2015

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline