Posse de Inácio Arruda na Secitece contará com a presença do ministro Aldo Rebelo

29 de janeiro de 2015 - 12:11

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) realizará no dia 2 de fevereiro a solenidade de posse do novo titular da pasta, Inácio Arruda. A cerimônia acontecerá às 16h30, na sede da Secitece (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz) e contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

 

A vinda do ministro à solenidade é mais uma indicação de que as parcerias entre Secitece e MCTI serão fortalecidas. Já está confirmada na posse a presença de representantes de instituições de Ciência e Tecnologia, universidades, setores empresarial e produtivo, órgãos estaduais e entidades de classe. Participará ainda o ex-secretário da Secitece, René Barreira, que fará um breve balanço de sua gestão (2007-2014) e transmitirá o cargo para Inácio Arruda.

 

O trabalho de Inácio é marcado pela defesa de maiores investimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará. Durante todos os anos em que atuou no Congresso Nacional, Inácio destinou recursos de emendas parlamentares para fortalecer as universidades cearenses e foi relator do projeto que garantiu a criação da Unilab e a Universidade Federal do Cariri. O Plano Nacional de Educação (PNE) incluiu emenda de Inácio estimulando a expansão e reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais, com a ampliação do número de universidades elegíveis para o recebimento de apoio técnico e financeiro da União.

 

A cerimônia de posse da Secitece contará com a participação do Quinteto de Metais da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Intitulado “Ceará Brass Quinteto”, o grupo vem difundindo a música de câmara para instrumentos de sopro desde 2002 e atualmente está sob a direção artística do maestro Alfredo Barros. A Uece é uma das instituições vinculadas à Secitece.

 

Agenda do ministro – Às 10 horas, o ministro Aldo Rebelo participará da inauguração do novo prédio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC). O núcleo recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Fundo Nacional de Saúde (ligado ao Ministério da Saúde), do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da UFC.

 

Sobre a Secitece

 

Criada em 1993, a Secitece tem como objetivos planejar, fiscalizar, coordenar e supervisionar as atividades pertinentes à educação superior, à educação profissional, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico do Estado. Para isso, envolve órgãos de governo federais, estaduais e municipais, instituições públicas e privadas de ensino e setor empresarial com missão de gerar divisas, emprego e crescimento para todo o Ceará.

 

Serviço:

Solenidade de posse do novo secretário da Secitece, Inácio Arruda
Data: 2 de fevereiro de 2015
Horário: 16h30
Local: Secitece (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz | Fortaleza-CE)

 

29.01.2015

Assessoria de Comunicação da Secitece

Cynthia Pinheiro Cardoso (85 3101.6466 – 6469)