Combate à dengue e à febre Chikungunya é feito com ações simples

6 de fevereiro de 2015

Sábado, 07 de fevereiro, será o Dia D de combate à dengue e à febre Chikungunya. O Ministério da Saúde definiu essa data para que todos os municípios reforcem e desenvolvam novas ações contra o mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir a dengue também transmite a febre Chikungunya. A ideia do sábado de mobilização é promover a mudança de comportamento e alertar sobre a gravidade da dengue para que as pessoas eliminem os criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro de casa, reconhecendo a importância da ação de cada um na prevenção da doença.

 

As ações são simples e precisam virar hábitos. A família deve aproveitar um tempinho do sábado para dar uma olhada na caixa d`água e ver se estar limpa e bem fechada. Do contrário, o mosquito pode se reproduzir e depois sair por aí picando as pessoas e transmitindo a dengue. No quintal, alguém da família pode deixar as garrafas com as bocas para baixo e assim evitar acúmulo de água para proliferação do mosquito. Os sacos e depósitos de lixo também não podem ser esquecidos. Devem ficar fechados.

 

E para quem tem plantas a dica é colocar arreia nos pratos dos vasos. Com essa simples ação, o mosquito não vai encontrar água para se reproduzir. Outro cuidado é com os pneus. Entregue os pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto para que não acumulem água da chuva. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos e até tampinhas de refrigerantes.

 

Sempre alerta

 

Mesmo com o número de casos de dengue caindo ninguém pode baixar a guarda no controle do mosquito porque onde tem água parada tem risco de novos criadouros do Aedes aegypti. Em 2014 o total de casos em relação a 2013 foi bem menor no Ceará. Em 2014 foram confirmados 17.328 casos. Em 2013 chegou a 25.934 casos. Este ano, até o último dia 31 de janeiro, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados 116 casos em 22 municípios.

 

06.02.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara