Primeira infância: implantação do programa no Ceará é tema de debate com a primeira-dama

11 de fevereiro de 2015

A primeira infância foi mais uma vez pauta de reunião da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. Ela recebeu, nesta terça-feira (10), em seu gabinete, o secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor, para debater a implantação de um programa voltado para a melhoria da qualidade de vida das crianças e a promoção do desenvolvimento infantil no Estado.

 

A professora Onélia ressaltou que quer fazer um diagnóstico para revelar a situação da primeira infância no Ceará, implantar o plano estadual pela primeira infância e estimular as cidades a fazerem os seus planos municipais. “Nós, professores, sabemos da importância do desenvolvimento infantil, da importância do brincar. Além da construção de creches, quero montar uma equipe para articular e monitorar ações voltadas para primeira infância. Na área da saúde, por exemplo, podemos trabalhar os agentes de saúde para que eles conscientizem, orientem as famílias dos benefícios da creche, do desenvolvimento infantil”, citou Onélia, que é formada em Letras, com especialização Língua Portuguesa e Arte Educação, além de pós-graduanda em Psicopedagogia.

 

O secretário e médico Carlile Lavor reconheceu a importância de ter uma política pública direcionada para as crianças do Estado. “É uma alegria ter a primeira-dama se preocupando com a primeira infância. A gente trabalhou com a sobrevivência da criança há 28 anos, agora é preparar essa criança para a vida, escola e desenvolvimento. Essa faixa de 0 a 3 anos não se pode perder, é fase de maior desenvolvimento do cérebro, tem que tratar com muito cuidado”, pontuou. Ele ressaltou ainda que há uma preocupação com a primeira infância na Secretaria da Saúde e que novas ações também serão implantadas. “Nos próximos cursos técnicos dos agentes de saúde um dos pontos que queremos trabalhar é a primeira infância”, completou.

 

 

 

11.02.2015

 

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama

Déborah Vanessa ( deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / 85 3101.1568 – 8809.8731)