Primeiras-damas do Ceará e de Fortaleza dialogam sobre experiência na área da infância

12 de fevereiro de 2015

Com intuito de conhecer a experiência e os desafios da capital cearense na área da infância, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, recebeu, nesta quarta-feira (11/2), a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

 

A primeira-dama de Fortaleza citou conquistas como a implantação do Programa Cresça com Seu Filho, que assiste famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, promovendo o desenvolvimento de crianças no período da gestação e da primeira infância (0 a 3 anos), e também a articulação da Agenda de Convergência, que reduz situações de vulnerabilidade, como trabalho infantil, desaparecimento, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do uso de álcool e outras drogas.

 

Carol ressaltou ainda a lei que estabelece o Plano Municipal pela Primeira Infância. Fortaleza foi a primeira capital a ter uma legislação específica, que beneficia mais de 400 mil crianças com idade entre 0 e 6 anos, com a promoção e a defesa de seus direitos, entre outras ações.

 

“É muito importante o trabalho que Fortaleza vem fazendo. Na área da infância, é um modelo que pode ser seguido por outros municípios. Quero implantar o plano estadual pela primeira infância e estimular as cidades a fazerem os seus planos municipais. Além de Fortaleza há mais dois municípios que também fizeram o plano”, pontuou Onélia. A primeira-dama do Estado pretende conversar ainda com representantes de outros municípios para conhecer outras ações importantes para a infância desenvolvidas e que podem ser replicadas a nível estadual.

 

12.02.2015
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa ( deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / 85 3101.1568 – 8809.8731)