Vórtice Ciclônico traz chuvas para todas as regiões cearenses

23 de fevereiro de 2015 - 17:25

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 134 municípios do Estado entre as 7h da manhã de ontem e as 7h desta segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015. Transtorno para uns e alento para outros, as precipitações chegaram a ser intensas em algumas regiões e os maiores registros aconteceram nas cidades de Independência (72,5mm), Ipaporanga (66mm) e Orós (62,2mm). Na Capital, o maior índice foi de 42mm.

 

De acordo com os meteorologistas, a chuva foi ocasionada por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está posicionado sobre o Centro-Oeste do Brasil e favorecendo a formação de nuvens de chuva no Nordeste. A atuação desse sistema deve permanecer até a próxima quarta-feira, ou seja, há previsão de tempo nublado com chuva em todas as regiões do Ceará, nos próximos dois dias.

 

As chuvas já fazem parte da quadra chuvosa oficial no Ceará, mas precisariam ser ainda mais regulares para que os índices atingissem a média histórica. Em fevereiro, a média é de 127,1mm e foram registrados até o momento 73,6mm, faltando apenas cinco dias para o fim do mês. É importante lembrar que a Funceme divulgou na semana passada previsão apontando maior probabilidade de precipitações abaixo da média para os meses de março, abril e maio.

 

 

23.02.2015

 

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro Neto

comunicacao@funceme.br / 85 3101.1099