Feriadão do Carnaval movimenta a economia cearense
24 de fevereiro de 2015 - 16:53
Cerca de 99 mil turistas visitaram o Ceará – via Fortaleza – no feriado de carnaval, com taxa de ocupação da rede hoteleira estimada em 92,1%. O número de visitantes que entrou no Ceará para o feriadão prolongado ocasionou um crescimento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano 2014, segundo o departamento de Estudos e Pesquisas da Setur (Secretaria do Turismo). Desses, 54.095 utilizaram a rede hoteleira de Fortaleza (hotéis, pousadas, flats e albergues) e permaneceram na capital para aproveitar a programação cultural da cidade. O perfil desse turista são famílias em busca de sossego e fugir das grandes agitações como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.
Agregados do Turismo no Ceará via Fortaleza
no Período do Carnaval de 2015
Agregados Turísticos |
Carnaval 2015 |
var |
|
2014 |
2015 |
||
. Taxa de Ocupação Hoteleira (%) |
82,9 |
92,1 |
8,7 |
. Demanda Hoteleira (Fortaleza) |
50.819 |
54.095 |
6,4 |
. Demanda Turística via Fortaleza |
92.398 |
99.075 |
7,2 |
. Receita Turística (R$ milhões) |
110,9 |
123,3 |
11,2 |
. Renda Gerada (R$ milhões) |
194,0 |
215,9 |
11,2 |
SETUR/CE
Nota: a) Período estimado (14 a 22 de fevereiro de 2015); b) Receita Turística obtida pelo produto entre demanda turística e o gasto percapita; e c) Renda gerada obtida pelo produto entre a receita turística e o multiplicador dos gastos turísticos no valor de 1,75.
Em relação aos locais mais procurados pelos turistas, a Guaramiranga lidera o ranking com (99,0%) da preferência, seguida por Canoa Quebrada com (89,5%), Jijoca de Jericoacoara (88,1%), Cumbuco com (85,3%), Porto das Dunas (88,2%), Paia das Fontes/Morro Branco com 83,6%.
SETUR
BALANÇO DO CARNAVAL 2015
Palavras “chave” para o sucesso do carnaval no Ceará foram Planejamento e Integração entre as forças de segurança pública estadual (policia militar e civil, BPTur, delegacia do turismo, Ciopaer, Bombeiros, etc), municipal (guarda municipal, AMC, ETUFOR, etc) e federal com a fiscalização dos Rodovias Federais e a SETUR-CE;
Nesse período chegaram ao Ceará via Fortaleza cerca de 100 mil turistas, crescimento de 7,2% em relação ao mesmo de 2014. A taxa de ocupação hoteleira (hotéis, pousadas, flats e albergues) ficou em torno de 92,1% e nos dias de pico (sexta a domingo) os grandes hotéis alcançaram ocupação de 100%. Os destinos como Beberibe e Paracuru que não tiveram atrações às taxas de ocupações ficaram acima de 90%;
Para a economia estadual o impacto foi de R$ 123,3 milhões de receita direta, o que deve resultar em R$ 215,9 milhões de renda gerada em toda cadeia produtiva do turismo, apresentando um crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período de 2014;
Fortaleza teve uma programação cultural diversificada, com a inclusão do Mercado dos Pinhões, Dragão do Mar e Estoril, na programação carnavalesca, além da tradicional Domingos Olimpio com as apresentações dos maracatus, escolas de samba e cordões e do Passeio Público com programação infantil.
Movimento no Aeroporto Pinto Marins foi superior ao mesmo período de 2014;
Aquecimento da economia com aumento nas vendas em mais 20% nos pontos turísticos como: Centro de Turismo e Mercado Central (artesanato, castanhas, souvenir, tapetes, toalhas, saídas de banho, etc);
Rodoviária João Thomé teve uma movimentação entorno de 60 mil passageiros;
Incremento na geração de empregos principalmente no setor de alimentação (restaurantes, bares e barracas de praia) em torno de 15%;
Centros de atendimentos aos turistas – CAT´s (aeroporto, rodoviária e ponte dos Ingleses) tiveram uma movimentação significativa (principais informações eram sobre os meios de hospedagens, linhas de ônibus e mapas de localização);
Praia do Futuro teve um fluxo mais de 400 mil pessoas, ou seja, cerca de 100 mil diariamente (sab a ter);
Os principais mercados emissores foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piaui. Grande volume terrestre para o litoral leste de Mossoró e Natal e Oeste do Maranhão e Piauí.
23.02.2015
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