Repensando a Prática em Saúde Coletiva é tema de palestra na Urca

25 de fevereiro de 2015 - 13:29

Com o objetivo de contribuir com a prática didático-pedagógica, na ampliação da capacidade de análise e intervenção do corpo docente e discente do curso de enfermagem da Universidade do Cariri (Urca) sobre o sistema de saúde, será realizado evento de formação por meio de palestras, rodas de conversa e lançamento de livro. O trabalho será desenvolvido através do Projeto de Intervenção – Repensando a Prática em Saúde Coletiva: Ampliando Horizontes, Resignificando os Saberes.

 

Na próxima segunda-feira (02), das 09 horas às 12 horas, acontece palestra com o Pós-Doutor em Saúde Coletiva, Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Deputado Federal, Odorico Pinheiro, e a Professora Doutora na Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Matilde Ribeiro, na implementação do Café Saúde, Desejo e Realidade. A docente também fará lançamento de livro de sua autoria, sobre Políticas de Promoção da igualdade Racial no Brasil (1986-2010) e show artístico com a cantora Ana Célia Fernandes, às 18 horas. Os eventos acontecem no Salão de Atos da URCA.

 

Nesse dia, serão trabalhados dois grupos focais, formados por Professores/as aluno/as e profissionais de serviço, refletindo sobre sua produção em saúde, suas interfaces, e compartilhando uma vivência de articulação entre saúde e cultura. Será realizada pesquisa por meio desses grupos, com a finalidade de estar rastreando o conhecimento e a prática dos docentes sobre o referencial teórico proposto no curso. Os grupos focais serão no dia 2, das 13h30 às 15h.

 

Nos dias 05 e 06 de março, no horário de 17h às 19h, serão realizadas duas rodas de conversas, voltadas para a comunidade acadêmica, abordando os temas do projeto. A Comunidade acadêmica (Curso de Enfermagem) será sensibilizada sobre a importância da reflexão crítica sobre os modos de produzir cuidados.

 

O projeto conta com a coordenação das professoras Lourdes Góes, Socorro Vieira e Arlete de Sá Barreto. Maiores informações sobre participação no email – malugoes@hotmail.com.

 

Informações:

Universidade Regional do Cariri (URCA)

Telefones: (88) 3102-1212 – 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 25 de fevereiro de 2015