Comitiva de Alagoas conhece experiência de saneamento rural do Ceará

2 de março de 2015 - 18:38

Representantes de Alagoas iniciam hoje, dia 2, uma visita à Cagece e ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) de Russas e da Bacia Metropolitana. A programação prossegue até a sexta-feira, dia 6. Os participantes têm como missão conhecer a política de saneamento rural do Ceará e formular uma proposta de política para Alagoas, com base no exemplo da Cagece e do Sisar no Ceará.

 

A comitiva vai conhecer comunidades do Sisar da Bacia Metropolitana e de Russas (Peixe e Córrego da Catita). O grupo representa a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Secretaria do Meio Ambiente e da Infraestrutura de Alagoas e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

O objetivo desse trabalho é fundar um Sisar em Alagoas, seguindo o exemplo da experiência do Ceará. Em Janeiro, a Cagece foi para Alagoas e conheceu a realidade dos municípios com a estiagem naquele estado.

 

O Sisar foi criado pela Cagece em 1996 e funciona em oito unidades no Ceará, distribuídas entre as onze bacias hidrográficas do Estado, totalizando 727 sistemas, em 1082 localidades rurais atendidas com sistema de abastecimento de água, em 135 municípios. Nesse período de estiagem, com sua gestão compartilhada, o Sisar tem trazido soluções, evitando que comunidades rurais fiquem desabastecidas de água tratada.

 

SERVIÇO:
Dia 2 – Chegada da comitiva em Fortaleza e reunião na Cagece, com a Gerência de Saneamento Rural (Gesar).
Dia 3 – Viagem para Russas e para as comunidades de Peixe e Córrego da Catita (Russas)
Dia 4 – Visita às comunidades filiadas ao Sisar da Bacia Metropolitana.
Dia 5 – Reunião de avaliação e discussão da proposta de política pública de saneamento rural para Alagoas.
Dia 6 – Fechamento da proposta de Política de saneamento rural de Alagoas.

 

 

02.03.15

 

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101.1826 / 8878.8932