Governador promove oficiais e praças, anuncia concurso e equiparação salarial da PM

2 de março de 2015 - 23:55

O governador Camilo Santana anunciou a criação de um novo sistema de promoções para a Polícia Militar do Estado do Ceará, a equiparação do salário dos policiais cearenses ao dos demais estados nordestinos, e a criação de um novo concurso para a corporação ainda este ano, durante solenidade de promoção de oficiais e praças, na tarde desta segunda-feira (2/3), na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Ainda na campanha, assumi alguns compromissos. Alguns deles pra dentro da corporação. Não podemos admitir que um soldado passe 18 anos para ser promovido a cabo. Desejo que, ainda esse mês, possamos votar na Assembleia, um novo sistema de promoções para a Polícia Militar do Ceará. Assumi também o compromisso de nivelar os salários da PM ao nível de Nordeste, com o devido estudo do impacto que isso significa nas finanças do Estado. Tenho o compromisso de que farei ainda este ano essa equiparação para valorizar e garantir aos profissionais um salário mais justo. Também quero dizer que tenho a intenção de, até o final do ano, convocar um novo concurso público para a Polícia Militar do Ceará, pra que a gente possa reforçar o contingente da polícia”, destacou o chefe do Executivo cearense.

RinternaO secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Delci Teixeira, também brindou à redução do número de homicídios no Estado – diminuição de 15%  na comparação entre fevereiro de 2015 e 2014. “Quando assumi o cargo muitas pessoas falaram que seria uma missão espinhosa. Porém, o fardo ficou mais fácil de ser carregado com o apoio incondicional do governador. Tivemos uma redução no número de homicídios no Estado e continuaremos empenhados para diminuir ainda mais esse índice”, informou Delci Teixeira.

O decreto para as promoções foi assinado por Camilo Santana e beneficiou 98 militares, sendo 71 praças (34 sub-tenentes, 14 sargentos e 23 cabos) e 27 oficiais (três coronéis, cinco tenente-coronéis, seis majores, sete capitães e seis tenentes). De acordo com o governador, os militares foram promovidos por meritocracia e devem ter orgulho de servir ao povo cearense. “Vocês estão sendo promovidos por mérito, por justiça e pelo trabalho desempenhado ao longo da carreira servindo ao Estado. Uma atividade dura, difícil, árdua e da qual nós somos cobrados. Eu não tenho dúvida que vocês honram nossa gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará”, enalteceu Camilo.

O oficial, agora coronel, Sergistótenes Guedes foi um dos militares promovidos por Camilo Santana. Ele recebeu pessoalmente ligação do governador com a boa notícia. Para ele, essa atitude demonstra o respeito com os oficiais e praças. “Isso é um marco na história da Segurança Pública, em termos de Polícia Militar, o governador ligar para informar e parabenizar sobre a promoção. Nunca um gestor maior do Estado teve essa atenção, se preocupando com a ascensão e a valorização de um militar.”, afirmou.

A solenidade durou cerca de uma hora e meia e contou com um desfile de tropa, com representação das diversas modalidades de policiamento da corporação. Estiveram presentes diversas autoridades civis e militares do Estado. Dentre elas, Izolda Cela (vice-governadora), o chefe da Casa Militar, Cel. Túlio Studart, Socorro França (controladora Geral de Disciplina), Cel. Geovani Pinheiro (comandante da PMCE) e Cel. Carlos Gurgel (comandante do CBMCE), além de personalidades da sociedade cearense.

03.03.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898