Ex-Bolsista da Funcap receberá duplo diploma de doutorado

5 de março de 2015 - 18:35

Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) durante o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Cleiton Sousa dos Santos receberá duplo diploma de doutorado, sendo um pela UFC e outro pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM). A tese foi defendida na última sexta-feira, 27 de fevereiro, com o título “Desenvolvimento de estratégias para modulação de propriedades de enzimas por técnicas físico-químicas visando à otimização de biocatalisadores”.

 

 
Banca de defesa da tese de doutorado. Da esquerda para a direita: Lígia Raquel Marona Rodrigues (Universidade do Minho, Portugal), Sueli Rodrigues (UFC), Benevides Costa Pessela Joao (Instituto de Investigaciones en Ciencias de los Alimentos (CIAL/ CSIC), Cleiton Sousa, Roberto Fernandez Lafuente, (ICP/CSIC), Luciana Rocha Barros Gonçalves

 

O estudante conseguiu esse feito graças a um convênio de cotutela de tese de doutorado entre UFC e UAM. O convênio lhe possibilitou ter matricula simultânea na UFC e na UAM, na Espanha, e as duas universidades se comprometem a emitir um diploma de doutorado para o estudante. Atualmente, Cleiton está concorrendo a uma bolsa de pós-doutorado na Federal do Ceará.

 

Durante o doutorado em Biociencias Moleculares na UAM, Cleiton desenvolveu parte de sua tese sob a orientação do professor Roberto Fernández Lafuente, no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP), centro de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha, localizado na UAM. Na UFC, a professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, Luciana Rocha Barros Gonçalves, foi orientadora da pesquisa.

 

Bolsista da Funcap durante a graduação em Química na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o doutorado na UFC, Cleiton Sousa foi bolsista do CNPq no doutorado do tipo sanduíche. Durante o doutorado sanduíche, o pesquisador foi 1º lugar na Sessão Poster do 4th International Congress on Green Process Engineering, realizado em 2014, em Servilha. O trabalho premiado foi: “Improved Catalytic Properties of Immobilized Lecitase: Chemical Modification with 2,3,4-Trinitrobenzenesulfonate, Ethylendiamine or Glutaraldehyde”.

 

O trabalho de tese do pesquisador é constituído de oito artigos científicos, sendo que quatro deles já se encontram publicados e disponíveis online. Os demais se encontram submetidos para publicação. Cleiton Sousa sempre estudou em instituições públicas e espera que sua trajetória possa inspirar outros estudantes.

 

05.03.2015

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Rafael Ayala / 85 3275-9629
Twitter: @FuncapCE