Com apoio da Funcap, pesquisador português fará palestra na UVA

6 de março de 2015 - 11:15

Na próxima segunda-feira (9), às 9h, no campus Junco da Universidade Vale do Acaraú (UVA), o geógrafo e doutor em Geografia Física Lucio José Sobral da Cunha irá proferir a palestra “A pesquisa em Geografia no âmbito das Parcerias Brasil e Portugal”.

 

A vinda do pesquisador ao Ceará se dá por meio do projeto “Estratégias e ações do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA”, aprovado no Edital 02/2013 – Estímulo a Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação (Capes/Funcap).

 

Lucio José Sobral da Cunha é professor catedrático de Geografia no Instituto de Estudos Geográficos e investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Ao longo de mais de 30 anos de carreira universitária o professor tem desenvolvido trabalhos na área de Geomorfologia (Geomorfologia Cársica, Geomorfologia fluvial e Patrimônio Geomorfológico), dos Estudos Ambientais (Recursos Naturais, Ambiente e Turismo, Riscos naturais) e de Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Ordenamento do Território.

 

O professor foi convidado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA. Aprovado pela Capes em março de 2011, o mestrado tem como objetivo principal a formação de profissionais para atuarem no planejamento, assessoria de projetos junto aos movimentos sociais, criação de políticas públicas e desenvolvimento de pesquisas acerca da realidade dos municípios do Nordeste brasileiro.

 

 

06.09.2015

 

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629
www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE