Governador recebe comenda ‘Cidadão Amigo da Cultura Popular’, em Assaré

6 de março de 2015 - 11:34

O governador Camilo Santana foi homenageado com a comenda “Cidadão Amigo da Cultura Popular”, na noite desta  quinta feira (5), durante a programação festiva de perpetuação da vida e obra do poeta cearense Patativa do Assaré, na cidade de Assaré,a  520 km de Fortaleza. A homenagem aconteceu em missa celebrada pelos 106 anos de nascimento do escritor.

 

O governador foi condecorado pela família de Patativa. “Para mim é muito simbólico, não só como governador do Estado, mas como cidadão, pois convivi com o poeta quando criança em Juazeiro do Norte. Portanto, é um momento de muita alegria e, mais ainda, tenho a honra de receber essa homenagem”, declarou o governador.

 

Assaré1Em sua passagem pela cidade, Camilo também inaugurou um sistema  simplificado de abastecimento de água da localidade de Sítio Volta e assinou  ordens de serviço para o abastecimento de água nas localidades de São José e Tamboril de Dona Leidir, em Assaré, além da comunidade de Acoci em Campos Sales.

 

Na programação do aniversário, após a celebração realizada na Igreja Matriz, iluminada por fogos, o governador visitou o Memorial Patativa do Assaré – administrado pelas netas do escritor, Antônia e Fátima Sidrão -, onde pode conhecer mais da vida, além diversos prêmios e condecorações do artista. “Esse tributo é muito importante para que haja o resgate da história de vida e obra deste grande homem, escritor, pensador, poeta cearense”, destacou Camilo.

 

assaré3Com a cidade lotada de admiradores, amigos e parentes do ícone da cultura cearense, todos compartilharam da felicidade de celebrar a cultura popular. “Nossa cidade é muita agradecida por tudo que o Patativa fez por nós. Levou não só o nome, mas a alma e o sentimento do povo dessa cidade”, revelou Francisco Matias, morador de Assaré há 70 anos e amigo do autor de “Vaca Estrela e Boi Fubá”.

 

Durante a festividade, também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; deputado federal, José Guimarães; deputado estadual, José Ailton Brasil; secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; secretário da Cultura, Guilherme Sampaio; o prefeito da cidade de Assaré, Luis Samuel Freire, além de prefeitos, secretários municipais, reitores, vereadores e líderes da região.

 

Assaré2Abastecimento de água

O sistema simplificado de abastecimento de água de Sítio Volta inaugurado pelo governador, em Assaré, teve o investimento de cerca de R$ 180 mil. O equipamento vai levar água para 34 famílias que moram na região. A obra não só melhora a vida dessas famílias, mas garante o sustento e a economia local.O projeto  dá qualidade de vida para essas famílias. Além de valorizar o homem do campo, essa água traz benefício e renda para toda a região, fortalecendo e enriquecendo a agricultura local.

 

As ordens de serviço de abastecimento de água nas localidades de São José e Tamboril de Dona Leidir, em Assaré, além da comunidade de Acoci em Campos Sales, totalizam juntas investimento de cerca de R$ 515 mil. Serão  beneficiadas 138 famílias da zona rural do Estado.

 

 

 

06.03.2015

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898