Cultura: ministro Juca Ferreira vem ao Ceará para atividades no Cariri e Fortaleza

6 de março de 2015 - 15:05

A convite do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, vem ao Ceará para atividades nos próximos dias 9 e 10 de março. A visita integra as ações do programa “Diálogos Culturais”, da Secult, que promove o debate permanente e a construção coletiva de políticas públicas para a cultura no Estado, sempre destacando a afirmação da cultura cearense.

 

Na segunda-feira, 9/3, o ministro Juca Ferreira e o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, vão ao Cariri, onde visitarão a oficina-ateliê de Mestre Espedito Seleiro (às 11h) e a fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri (às 11h30), em Nova Olinda.

 

Às 15h, o ministro e o secretário irão à Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), no Crato, logo em seguida, à Escola Violeta Arraes, no mesmo município, lançando um Curso de Formação Cultural, parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal do Cariri. Ainda na escola o ministro participa de um encontro com artistas, mestres, gestores e secretários de Cultura dos municípios do Cariri.

 

Já na terça-feira, 10/3, o ministro Juca Ferreira participa, às 10h30, de sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, abordando as políticas públicas nacionais para a cultura. Às 14h, também na Assembleia, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, o projeto “Roda de Conversa”, do Ministério, se une ao “Diálogos Culturais”, da Secult, com o ministro Juca Ferreira participando de debate com artistas, produtores, articuladores, formuladores, estudantes e todos os interessados no campo da cultura.

 

A Roda de Conversa continua, a partir das 16h, com a participação do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Vinicius Wu, e da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes.

 

Diálogo e participação

“Convidamos a todos para mais um momento de diálogo, desta vez com a presença, honrosa para o Estado do Ceará, do ministro Cultura, Juca Ferreira. Teremos uma Roda de Conversa com o ministro, uma experiência que ele vem praticando em vários estados e cidades do nosso País, discutindo os rumos da política pública de cultura no nosso País como eixo estratégico de desenvolvimento”, destaca o secretário Guilherme Sampaio, apontando que o debate com Juca Ferreira e com a equipe do Minc também dá continuidade aos diálogos culturais promovidos pela Secult.

 

“A parceria permanente com o Ministério é muito importante para o programa de afirmação da força e da riqueza da cultura no Ceará, de ampliação e aperfeiçoamento da política pública de cultura no nosso Estado”, complementa o secretário.

 

“Agradecemos ao ministro Juca Ferreira, por ter aceito o convite e por participar desses momentos de diálogo, tanto em Fortaleza quanto no Cariri, onde também iniciamos os ‘Diálogos Culturais’, pelo compromisso de reforçar a presença da Secult e da política cultural do governo no Interior do Estado”.

 

Visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao Ceará – Programação:

 

Segunda-feira, 9/3 – Cariri

11h – Visita à oficina-ateliê do Mestre Espedito Seleiro – Nova Olinda

11h30 – Visita à Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri – Nova Olinda

15h – Visita à Sociedade Escola Lírica do Belmonte (Solibel) – Crato

15h30 – Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (Crato) – Lançamento do Curso de Formação Cultural (MinC/UFCA) e encontro artistas, mestres, gestores e secretários de Cultura dos municípios do Cariri

 

Terça-feira, 10/3 – Fortaleza

10h30 – Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Sessão solene, abordando as políticas públicas para a cultura.

14h – Anexo da Assembleia Legislativa – Auditório João Frederico Ferreira Gomes – Roda de Conversa com artistas, produtores, articuladores, formuladores, estudantes e todos os interessados no campo da cultura.

16h – Anexo da Assembleia Legislativa – Roda de Conversa com o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Vinicius Wu, e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes.

 

 

06.03.2015

 

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda
85 3101.6761 /  85 8699.6524 / 8829.8222
secultmkt@gmail.com