Semana da Mulher: internas têm acesso à cultura em sessão de cinema

11 de março de 2015 - 17:18

A emoção de estar em um cinema pela primeira vez pode ser difícil de descrever, mas é facilmente percebida pela fascinação e o brilho no olhar de cada uma das 50 detentas do Instituto Penal Feminino (IPF) que estiveram em frente a telona nesta quarta feira (11). O projeto inédito faz parte da programação da Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), com o apoio Shopping Benfica, Faculdade 7 de Setembro e Pastoral Carcerária, em homenagem ao dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher.

A interna Vera Lúcia da Silva de Aquino, de 39 anos, que jamais imaginou estar em uma sala de exibição de filme, ficou encantada com cada imersão à realidade que o telão lhe mostrava. Ao mesmo tempo, cada gargalhada dada ao ver o filme Cine Holliúdy, dirigido pelo cearense Halder Gomes, lhe deixava em êxtase e euforia. “Nunca passou pela minha cabeça que, enquanto estivesse no IPF, eu tivesse a chance de conhecer a estrutura linda que é a de um cinema. Pra mim foi uma alegria muito grande, porque nunca tinha tido uma oportunidade dessas enquanto estava fora do presídio”, fala emocionada a interna.

11 SejusA ação faz parte de uma série de intervenções culturais e educacionais, com o objetivo de promover debates, conhecimento sobre a saúde da mulher, trabalhando a autoestima. “Essa iniciativa se insere no esforço dessa gestão de humanizar a privação de liberdade e a execução da pena. Essa é uma diretriz e uma pilastra fundamental da nossa gestão: a humanização do sistema prisional. São pessoas que cometeram um desvio de conduta, mas não perderam sua dignidade”, ressaltou o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão.

O evento contou ainda com a presença do ator e advogado Haroldo Guimarães, que participou do filme cearense com os personagens Ling, Orilaudo Lécio e Munízio. O ator fez uma palestra motivacional, onde contou um pouco das suas experiências de vida, além de falar um pouco dos bastidores e histórias do elenco do filme.

Sobre a Semana da Mulher
A Semana da Mulher também terá atividades para as agentes penitenciárias do IPF. Durante todas as tardes as agentes participarão de uma palestra motivacional sobre o combate ao estresse de trabalho. Serão realizados ainda testes rápidos de HIV, vacinação, atendimento odontológico no carro móvel, distribuição de preservativos e uma palestra sobre a saúde da mulher.

No dia 12, as internas participam do Dia da Beleza e do culto ecumênico com a Igreja Missão Amiga. O encerramento da semana será com o projeto Querer, uma parceria da Sejus, com Senac e Sebrae, que qualifica e estimula o empreendedorismo entre as internas. Na sexta (13), serão entregues os certificados às internas que concluíram o projeto em 2014 e iniciado o Querer 2015. As internas também receberão kits com produtos de higiene, doados pelos alunos da Fa7.

11.03.2015

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br