Primeira-dama e representantes do Unicef debatem ações voltadas para infância no Ceará

11 de março de 2015 - 11:24

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, voltou a se reunir, nesta terça-feira (10/03), com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com intuito de debater ações voltadas para infância no Ceará. O encontro foi realizado no Gabinete da Primeira-Dama do Estado, na Praça Luiza Távora, para discutir sobre a implementação de programa para estimular a construção de creches nos municípios cearense e capacitar profissionais que lidam com as crianças, a criação de plano estadual da infância e de pacto de responsabilidade entre Estado e os municípios.

 

Onélia ressaltou que estão sendo realizados estudos e diagnóstico da situação da infância no Estado. “Para planejarmos qualquer ação ou programa precisamos do diagnóstico para sabermos qual foi o impacto que esse projeto trouxe para o Estado”, pontuou. Para implementar o programa para a infância, criar o plano estadual e o pacto da infância entre Estado e os Municípios, a primeira-dama está se reunindo com entidades com trabalho voltado para as crianças e discutindo ações para infância com os secretários estaduais. Ela citou ainda que vai criar um Centro de Referência para a Primeira Infância, espaço que está sendo idealizado para a Praça Luiza Távora, com o intuito de promover atividades direcionadas às crianças do Ceará, como contação de histórias, teatro infantil, brinquedoteca, entre outras.

 

ROnélia2Para o coordenador do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar, Onélia está sendo ousada em seu projeto de construir creches para as crianças cearenses. “Pensar no direito das crianças a ter creche, é pensar para além do que é a obrigação do Estado. No Brasil, a creche não é obrigatória, mas a condição social que as famílias vivem, sobretudo as mais pobres do Ceará, eticamente estão a obrigar uma alternativa radical muito mais próxima do direito universal do que a ação focalizada do que acontece hoje. É muito ousado o que está se propondo”, reforçou. A reunião também contou com a participação da especialista em programas do Unicef, Tati Andrade, e da equipe do Gabinete da Primeira-Dama.

 

 

11.03.2015

 

Déborah Vanessa (85 3101.1568 – 8809.8731)
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama