Cagece realiza ações periódicas para evitar perdas de água

17 de março de 2015 - 13:56

A Cagece busca investe continuamente em prevenção de perdas de água. Entre as ações desenvolvidas estão as do programa de Caça-vazamentos, cujo objetivo é identificar e solucionar vazamentos ocultos. Em 2014, a Cagece percorreu 4.932 km por meio do programa Caça-vazamentos, no total de 99 cidades no estado do Ceará, na tentativa de encontrar vazamentos ou fraudes nas redes de distribuição de água, que não são possíveis de se enxergar a olho nu.

 

As equipes do Caça-vazamentos trabalham com equipamentos de alta tecnologia para a detecção de vazamentos e fraudes como: loggers de ruídos, geofones eletrônicos, hastes de escuta e VGOs. O procedimento padrão adotado é de verificar se há vazamentos na rede, caso exista, a equipe técnica responsável por aquele local é acionada e o problema é analisado e resolvido.

 

O programa é desenvolvido por uma equipe técnica que vai para a rua para realizar essa fiscalização pelas ruas dos bairros atendidos pela unidade na qual a equipe pertence. Esse serviço foi implantado pela Cagece em 2008 e, atualmente, cada unidade de negócio do estado tem uma equipe fixa trabalhando na sua área de atuação e outras três itinerantes, que são utilizadas para dar apoio conforme a necessidade.

 

Além do Programa Caça-vazamentos, a Cagece possui ainda um sistema de telemetria por meio de estações piezométricas (que medem a pressão) instaladas em pontos críticos e estratégicos de baixa e alta pressão. Esse sistema age como um gerenciador de pressões na rede, ele foi implantado com o objetivo de evitar que haja perdas de água no sistema de distribuição.

 

Além dessas ações, a Companhia conta também com o Sistema de Gestão de Informações para Combate a Perdas (Siscope) que foi desenvolvido com intuito de analisar e verificar toda a usabilidade da água que passa pelo sistema de abastecimento do Ceará.

 

 

17.03.15

 

 
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101 1826 /  3101 1828/ 8878 8932