Governo do Estado reúne secretarias do Nordeste para debater de ações de agricultura familiar

17 de março de 2015 - 17:55

O Governo Federal vai receber documento com as principais ações e propostas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Nordeste. A pauta foi formalizada durante reunião de articulação regional entre as secretarias de desenvolvimento agrário de todo a região. Realizado em Fortaleza, nesta terça-feira (17), o encontro proposto pelo Instituto Interamericano de Cooperação Para a Agricultura (IICA), juntamente com Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), discutiu os desafios e perspectivas da agricultura familiar, abordando medidas emergentes para o meio rural.

 

O encontro destacou os espaços rurais e suas populações para um processo de construção de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável. “A ideia é que nós possamos sair deste encontro com ações efetivas para o pequeno agricultor. Entre as pautas, nós queremos discutir as políticas de crédito fundiário, de segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento rural, entre outros eixos. O objetivo é, além de trocar experiências, de apontar a região Nordeste como uma zona estratégica de parceria para Governo Federal”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira.

 

RagriculturainternaA programação do evento, que teve início nesta segunda-feira (16), contou ainda com palestras, oficinas e workshops, onde foram discutidas as principais diretrizes para fortalecimento da agricultura familiar, dando ênfase na adequação das políticas públicas às realidades regionais e sugestões de pautas regionais.

 

Na composição da mesa estiveram presentes os secretários da pasta temática de agricultura dos estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte, além dos representantes e relatórios técnicos da Bahia, Alagoas e Sergipe. “Esta reunião é importante para discutir alternativas políticas e ações estratégicas para o desenvolvimento do semiárido nordestino. Mais do que política, este debate é um encontro, sobretudo, técnico, uma reunião executiva, onde formularemos propostas emergenciais e inovadoras para o agricultor nordestino”, enfatiza o secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Lenildo Moraes.

 

 

17.03.2015

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br