Hemoce inicia a realização de teste NAT para hepatite B

20 de março de 2015 - 16:14

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), iniciou neste mês de março a realização do Teste de Ácido Nucleico (Nat) para hepatite B (HBV).

 

O teste NAT, que foi determinado obrigatório pelo Ministério da Saúde no ano de 2014 em todos os bancos de sangue púbicos e privados do país, é realizado pelo Hemoce desde 2012. O exame diminui o período da janela imunológica, período em que o vírus permanece indetectável, para 10 a 12 dias para os testes HIV,   da Hepatite C (HCV) e agora Hepatite B (HBV).

 

Desde a implantação da técnica, o Hemoce Fortaleza funciona como Sítio Testador do NAT (SIT – NAT), ou seja, ele recebe amostras de outros estados (Piauí e Maranhão) para testagens e liberação de resultados. Ao todo, desde 2012, o Hemoce já realizou o total 575.161 testes. Hoje existem 14 plataformas NAT funcionando em todo o Brasil, que foram escolhidas pelo Comitê de Assessoramento Técnico (CAT – NAT), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), que são escolhidas a partir dos seguintes critérios:

 

– Expressivo quantitativo de amostras testadas em sua rede de serviços de hemoterapia;
– Maior estrutura de serviços públicos no estado;
– Melhor logística e organização, principalmente em relação à centralização dos testes sorológico no Hemocentro Coordenador.

 

De acordo com Richeyla Custódio, responsável pelo Nat do Hemoce, a realização do novo exame nas amostras garante ainda mais a segurança e qualidade do sangue transfundido para a população cearense.

 

 

20.03.2015

 

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Hemoce
luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308