Dragão do Mar lança os Editais Culturais 2015/2016 nesta terça, dia 24

23 de março de 2015 - 15:26

Depois de intenso trabalho e diálogo com membros de nove linguagens artísticas e dos pontos de cultura do Estado, o Instituto Dragão do Mar lança os Editais Culturais 2015/2016, nesta terça-feira, dia 24, a partir das 18h, na Arena Dragão do Mar. Os novos editais de ocupação do Dragão do Mar abrem inscrições no dia 26 de março e seguem até dia 24 de abril de 2015.

 

A festa de lançamento, aberta ao público, se inicia com o sarau literário Imarginália, o Sarau dos Ébrios Luminosos, que homenageia Mario Gomes e os poetas “malditos” e abre o microfone para todo qualquer poeta ou rapper recitar seus poemas, na Arena Dragão do Mar. Depois, às 19h, o Projeto Achados & Perdidos e o espetáculo de dança “Mulata”, de Wilemara Barros, tomam o palco do Teatro Dragão do Mar.

 

A noite segue com a cerimônia de lançamento formal dos Editais, às 21h, na Arena e, em seguida, com o show de tributo ao letrista cearense Brandão. Em “Releituras Brandão”, apresenta-se a interpretação marcante dos cantores Marcus Caffé, Paulo Belim e Marta Aurélia, sob direção de Mimi Rocha. A noite se encerra com a tradicional Fertinha, com os Djs Cé da Silva, Bia Turri, Estácio Facó, Érico Amorim e Darwin.

 

Editais Culturais

Os Editais Culturais 2015/2016 são os novos editais de ocupação do Dragão do Mar. Juntos, os projetos vencedores formarão a nova Temporada de Arte Cearense do Dragão. Serão 194 projetos contemplados que totalizarão 438 ações culturais ao longo deste e do próximo ano. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

 

Em relação à última edição, de 2013/2014, duas novas linguagens foram incluídas nestes novos editais: performance e fotografia; e ainda a categoria Pontos no Dragão, que contemplarão projetos dos Pontos de Cultura. As demais linguagens artísticas contempladas são: teatro, dança, música, cinema, artes visuais, circo e literatura.

 

SERVIÇO

Lançamento dos Editais Culturais 2015/2016

Quando: terça-feira, dia 24

Hora: a partir das 18h

Onde: Arena Dragão do Mar

Acesso gratuito

 

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO

18h | Arena Dragão do Mar

Sarau Literário – o espaço Imarginália, o Sarau dos Ébrios Luminosos, convida os poetas, escritores e rappers de Fortaleza a recitarem seus versos e trovas em ode à Poesia.

.

.

19h | Teatro Dragão do Mar

Projeto Achados & Perdidos – Quatro artistas se encontram para desnudarem-se em nome de uma obra cênica, instalações e atos performativos. Uma obra aberta emaranhada entre memórias que vão e vem.

.

.

20h | Teatro Dragão do Mar

Dança “Mulata” – O trabalho marca o ano de comemorações dos 50 anos da bailarina cearense Wilemara Barros e ganha narrativa com corpo e voz da artista que desmiúça sua trajetória de 40 anos de dança.

.

.

21h | Arena Dragão do Mar

Cerimônia de lançamento dos Editais Culturais 2015/2016

.

.

21h30 | Arena Dragão do Mar

Show “Releituras Brandão” – Em tributo às composições do letrista cearense Brandão, Mimi Rocha dirige os cantores Marcus Caffé, Marta Aurélia e Paulo Belim, num show emocionante.

.

.

Encerramento | Arena Dragão do Mar

FERTINHA – O projeto é formado pelo quinteto de Dj’s Cé da Silva, Darwin Marinho, Erick Amorim, Estácio Facó e Bia Turri. No repertório, música brasileira contemporânea, clássicos do tropicalismo, samba, carimbo, tecnobrega, pessoal do ceará, novos músicos cearenses, groove, samba-rock, afrobeat e até indie-rock, uma pluralidade de estilos e ritmos.

 

 

23.03.2015

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos (imprensa@dragaodomar.org.br  / 85 3488.8625 – 8970.8081).