Camilo Santana anuncia agraciados da Medalha da Abolição

25 de março de 2015 - 20:49

O governador do Ceará, Camilo Santana, acaba de anunciar os nomes dos agraciados da Medalha da Abolição. São eles a farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, que empresta seu nome à Lei Maria da Penha; o arquiteto, urbanista e compositor Fausto Nilo, e o médico José Huygens Parente Garcia. A entrega da Medalha acontece no próximo dia 25 de abril. Às 17h30min.

 

Seguem os currículos dos agraciados:

 

Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes é cearense de Fortaleza, farmacêutica bioquímica graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Conhecida nacional e internacionalmente por dar nome à Lei Federal 11340 – Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006. O marco legal é o resultado da parceria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e renomados juristas que, a partir da experiência de vida de Maria da Penha, elaboraram uma lei que atende aos mais importantes tratados internacionais sobre violência doméstica. Mãe de três filhas, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, autora de livros e palestrante.

 

Fundadora do Instituto Maria Penha, no Ceará, ela moveu ação contra o Brasil na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) que determinou sanções ao País como a mudança da lei para combater e punir a violência doméstica, assim como estabeleceu que o Estado brasileiro reconhecesse o protagonismo de Maria da Penha por sua ação de denúncia às instâncias internacionais.

 

Na sua militância, Maria da Penha relata sua experiência de sobrevivente a duas tentativas de homicídio praticadas por seu então marido, o professor colombiano Marco Antonio Heredia Viveros que, em maio de 1983, a vitimou com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Marco Antônio por duas vezes foi julgado e condenado, mas saiu em liberdade devido a recursos impetrados por seus advogados de defesa.

 

Fausto Nilo

faustoFausto Nilo Costa Júnior é cearense, nascido em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. Arquiteto e urbanista, professor, compositor e poeta, é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda estudante conquistou a Medalha de Ouro do Primeiro Prêmio Internacional das Escolas de Arquitetura da Bienal de São Paulo. Recebeu ainda a Menção Honrosa no Concurso Nacional para a Sede do Conselho Nacional de Engenharia, em Brasília. A comenda foi divida com os colegas Nelson Saraiva e Elizabeth Rego. Foi laureado com o primeiro lugar no Projeto de Reordenamento Urbanístico da Avenida Beira Mar, ao lado de Ricardo Muratori e Esdras Santos.

 

Prestigiado nacionalmente, o arquiteto e urbanista Fausto Nilo tem participado como conferencista de eventos em todo o País sempre tratando da temática urbana, crescimento das cidades e mobilidade urbana. Sócio presidente da Fausto Nilo Arquitetura, ao lado de Delberg Ponce de León, tem no currículo obras importantes para a cidade de Fortaleza. Entre elas, estão a reforma e a adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira e o Centros Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

Em outra seara, Fausto Nilo é reconhecido como um dos compositores do País com maior número de composições, cerca de 400 sucessos. Fausto Nilo ganhou dois Prêmios da Música Brasileira (antigo Prêmio Sharp), na categoria Melhor Música Popular, em 1987 e 1995, e o troféu Playboy em 1982. Suas canções são interpretadas por Ednardo, Fagner, Gal Costa, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Moraes Moreira, Simone, Amelinha, Lulu Santos, Pepeu Gomes e Luiz Gonzaga, entre outros grandes nomes da música brasileira.

 

José Huygens

JoséJosé Huygens Parente Garcia é cearense nascido na cidade de Crato. Filho do agricultor Huygens Correia Garcia e da professora Maria Parente Garcia, é casado com a médica nefrologista Regina Célia Ferreira Gomes Garcia e tem cinco filhas. Médico cirurgião graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é doutor em Farmacologia também pela UFC. Iniciou sua atividade docente, por concurso público, como professor assistente do Departamento de Cirurgia da UFC em 1994. Tem passagem pelo centro de referencia internacional Hospital Clinic e Provincial da Universidade de Barcelona, onde estagiou no setor de hepatologia e transplantes de fígado.

 

Coordenou a equipe que realizou com sucesso o primeiro transplante de fígado do Ceará no Hospital Universitário Walter Cantídio, no dia 18 de maio de 2002. Foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira em 2005. Na área acadêmica, atuou como professor titular em Transplantes do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia da UFC, em 2012. É professor titular do Departamento de Cirurgia e chefe do Serviço de Cirurgia Digestiva e Transplante de Fígado da UFC.

 

É membro titular da Academia Cearense de Medicina, desde janeiro de 2015, ocupando a cadeira 13. Faz parte do corpo docente de pós-graduação strictu sensu do Departamento de Cirurgia da UFC e é membro efetivo da Câmara Técnica Nacional de Transplante de Fígado do Ministério da Saúde. Atua, ainda, como cirurgião preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do Instituto Dr. José Frota (IJF).

 

 

Fotos: Divulgação

 

 

25.03.2015

 

Coornenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898