Cagece finaliza obras de esgotamento sanitário na Av. Ministro José Américo

26 de março de 2015 - 16:32

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu sua intervenção na avenida Ministro José Américo. A via foi uma das que receberam as obras de ampliação da rede de Esgotamento Sanitário, como parte da obra das sub-bacias CD1, CD2 e CD3. No trecho da José Américo (CD3), foram realizadas 135 ligações convencionais de esgoto e beneficiou cerca de 700 moradores. Somente na avenida foram instalados aproximadamente 1928 metros de tubulações de rede coletora.

 

Durante as obras no trecho foi preciso interditar uma faixa de cada lado da avenida. O término das intervenções permitiu a liberação do trânsito, retornando ao seu fluxo normal. Ainda será realizada a sinalização horizontal.

 

As obras de ampliação de esgoto nas sub-bacias CD1, CD2 e CD3, em Fortaleza, preveem um investimento total de R$ 103.448.237,53, com recursos do FGTS e Tesouro do Estado. Os dez bairros que serão beneficiados pela ampliação serão Parque Manibura, Cocó, Edson Queiroz, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Salinas, Guararapes, Luciano Cavalcante, Cajazeiras e Parque Iracema.

 

Dentre as melhorias das obras, estão o assentamento de 162.849,84 metros de rede coletora de esgoto e 12.927 ligações de esgoto. Além de estar contemplada a construção de seis estações elevatórias de esgoto.

 

As obras integram as ações da Cagece em projeto de universalização do esgotamento sanitário, em Fortaleza. Hoje, a cobertura de esgoto na capital cearense é de 57%.

 

Vale ressaltar a importância do esgotamento sanitário na saúde e qualidade de vida da população. O sistema de esgoto coleta os dejetos produzidos nas residências, nos comércios e nas indústrias, encaminhando-os para um tratamento, antes de destiná-los ao meio ambiente. Portanto, utilizar a rede coletora é também contribuir diretamente para a preservação ambiental. Cada real investido em saneamento corresponde a quatro reais economizados em saúde.

 

 

26.03.15

 

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101.1826 / 8878.8932