Encontro de ex-presos políticos e agentes penitenciários marca início de encontros sobre Direitos Humanos

30 de março de 2015 - 11:42

No dia em que o Golpe Militar completa 51 anos, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) promove debate para marcar a data e relembrar o que o chamado período de exceção significou para o País. Nesta terça (31/3), às 14h, a Secretaria reúne os ex-presos políticos Mário Albuquerque e Benedito Bezerril e o agente penitenciário Antônio Rodrigues para uma conversa mediada pelo professor Francisco Pinheiro.

 
O encontro marca a abertura do projeto Direitos Humanos em Pauta, série de discussões mensais relacionadas ao tema, que a Sejus inicia em março. “A cada mês devemos colocar um assunto em debate. E essa discussão não necessariamente será feita por uma palestra, mas pode ser por meio de um filme, apresentação cênica”, enumera o titular da pasta, Hélio Leitão. O projeto deve reunir os setores da Secretaria, mas está aberto ao público.

 
De acordo com Leitão, a proposta para o primeiro encontro surgiu de uma conversa com o Mário Albuquerque, também presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou. A curiosidade do fato gerou a ideia de montar um encontro dos dois em que as pessoas pudessem participar e conhecer esses pontos de vista distintos sobre a prisão ocorrida no antigo IPPS.

 
Com a mediação do professor Pinheiro, o encontro também deverá promover um dos objetivos da Comissão da Verdade, a reconciliação. “Essa possibilidade de discussão aberta sobre o tema é importante para o momento histórico”, destaca Leitão.

 

SERVIÇO:

Direitos Humanos em Pauta
“A relação presos políticos e agentes penitenciários”
Quando: terça-feira, 31, às 14h.
Onde: Sede da Sejus (Rua Tenente Benévolo, 1055)

 

 

30.03.2015

 

Assessoria de Imprensa da Sejus
Camille Soaresc – (85) 3101.2862
ascom@sejus.ce.gov.br

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)