Médicos estrangeiros conhecem Programa “Coração Artificial” do Hospital de Messejana

30 de março de 2015 - 14:23

As experiências com o uso do coração artificial no Ceará motivaram a visita de médicos estrangeiros ao Hospital de Messejana nesta segunda-feira, dia 30. O objetivo é conhecer o serviço da Unidade de Transplante Cardíaco e as experiências com o uso do coração artificial. Em Fortaleza para participar do Simpósio Internacional Assistência Circulatória Mecânica na Insuficiência Cardíaca Aguda, Choque Cardiogênico e ECMO, que será realizado no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, no mesmo dia, os médicos desejam trocar experiências com a equipe cearense que é referência na área.

A proposta do coordenador cirúrgico da equipe do Messejana, Juan Mejia, também realizador do simpósio, é atrair novos profissionais para a área da saúde cardíaca, transplantes e corações artificiais. Um universo novo ao alcance da medicina na pós-modernidade. “Essa troca de experiências é importante para fomentar o interesse pelo assunto entre os profissionais de saúde daqui e entre a sociedade?”, ressaltou Juan Mejia. Pioneiro nas regiões Norte e Nordeste do país na implantação dos dispositivos de Assistência Circulatória Mecânica (ECMO), conhecidos como corações artificiais, o Hospital de Messejana já implantou o equipamento em 27 pacientes, de 2009 até hoje.

Hoje já é possível contar com uma série de ECMO.  Eles têm salvado vidas e possibilitado uma nova chance a pacientes com poucas expectativas de vida e em situações de sério comprometimento do sistema cardiovascular, que entra em colapso, por exemplo, após um grave infarto do miocárdio.

Mas como estes equipamentos devem ser usados? Em que circunstâncias devem entrar no tratamento de um paciente? E como utilizá-los? É preciso aprender a lidar com este tipo de máquina que imita a perfeição do corpo humano. Responder esses e outros questionamentos e estimular o interesse por essa área da medicina é a proposta do Simpósio Internacional Assistência Circulatória Mecânica na Insuficiência Cardíaca Aguda, Choque Cardiogênico e ECMO. O evento tem o apoio do Hospital de Messejana. As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas.

 
Serviço:
Simpósio Internacional Assistência Circulatória Mecânica na Insuficiência Cardíaca Aguda, Choque Cardiogênico ECMO

 

Inscrições: Gratuitas e limitadas. Evento com tradução simultânea.
Data: 30 de março de 2015
Hora: 19:00 às 22:00 hs.
Local: Gran Marquise Hotel, Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza – Ceará
Público Alvo: Cardiologistas, Intensivistas, Pneumologistas, Cirurgiões Cardiovasculares e Toráxicos, Anestesiologistas, Equipes de Emergência, Fisioterapeutas, Intervencionistas, Enfermeiros de UTI, Perfussionistas, Residentes, Estudantes de medicina e enfermagem.

 

Informações para o público:
+55 85 3133.8727
inscricoescirucardio@outlook.com

 

 

 

30.03.2015

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Stella Magalhães (85 3101-4092)

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula
(85) 3466.4898 / (85) 9922.2712