Meta da Sema é plantar 10 mil mudas este ano

30 de março de 2015 - 20:14

Mais de 4 mil mudas foram distribuídas pela Secretaria do Meio Ambiente -Sema- nesta semana de comemoração da Festa Anual das Árvores. A meta do secretário Artur Bruno é plantar até o fim deste ano 10 mil mudas no Ceará. No sábado, 28/03, o Parque Ecológico do Cocó ganhou 10 pés de carnaúba em tamanho superior a 1metro. Elas foram doadas pela prefeitura de Russas. No domingo, entre as diversas atividades realizadas no Parque houve a doação de espécies nativas, como paineiras, ipê roxo, flamboyant, que inclusive foram também plantadas no trecho perto do Centro de Referência. Amanhã e quarta-feira haverá distribuição de mudas no estande da Sema, no Cocó. Foi um domingo de alegria, diversão para adultos e crianças e também de muita conscientização entremeada por apresentações da Banda Mar Solares, da Secretaria de Educação, o Coral da Semace, o Grupo Nova Atitude e a banda Urbanus.

 

Três temas movimentaram a manhã de hoje, segunda-feira,30/03, no Parque Ecológico do Cocó. O primeiro, foi o decreto que estabelece a lista oficial de espécies vegetais exóticas invasoras para o Estado do Ceará: Pinha, Ciúme, Hortência, Unha-do-cão, Viúva-Alegre, Dendê e Castanhola. Participaram da mesa-redonda, o secretário da Sema, Artur Bruno, Arabela Pinheiro, assessora jurídica da Sema, Leonardo Borralho, Gerente das Unidades de Conservação, Leonardo Jales, Dalva e Antônio Sérgio, representantes do movimento Pró-Árvore.

 

No segundo momento, o assunto foi a criação de um Inventário Florestal, onde o material coletado terá uma publicação simplificada para que a sociedade tenha acesso a essas informações. Neste momento, compuseram a mesa o secretário Artur Bruno, Ulisses Rolim, coordenador da Coeas, Ricardo Decoté e Djalma Paiva, ambos da Semace.

 

O terceiro tema abordado foi a proposta de delimitação da nova Poligonal do Parque Ecológico do Cocó, tendo como ponto de partida a de 2008. Artur Bruno, Maria Dias, secretária executiva da Sema, Leonardo Borralho e Paulo de Tarso, coordenador da Cobio, participaram da mesa de discussão.

 

Parque Botânico comemora Festa Anual das Árvores

No último sábado, a programação da Festa Anual das Árvores elaborada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, através da Coordenadoria de Biodiversidade – Cobio, realizou diversas atividades socioambientais no Parque Botânico do Ceará, no último sábado, 28.

 

O presidente da Sema, Artur Bruno, esteve no evento e ressaltou a importância da preservação da Mata Ciliar, tema da festa esse ano, visando o equilíbrio ecológico, lincando como fator contribuinte da falta d’água no Estado, a derrubada de árvores, pois são essas que também protegem as águas e o solo, reduzindo o assoreamento. O secretário do meio ambiente finalizou sua fala reverenciando as Árvores e o Verde.

 

O gerente da Unidade de Conservação – UC, Airton Mota, explanou para alunos do Colégio Teles de Fortaleza, que saíram de lá com certificado de Eco guardiões do Parque e mudas para plantar em casa ou na escola, sobre os sistemas ambientais, as atividades e potencialidades do Parque Botânico.

 

A programação foi composta pela apresentação do Coral Jovens do Lar de Clara, da Escola Indígena de Caucaia – Grupo Toré, do Grupo de Teatro Nova Atitude, de vídeo institucional sobre o Parque, trilha guiada e recreação com banda musical.

 

Ao final do evento, um plantio simbólico foi realizado na entrada da UC em alusão as 35 mudas nativas plantadas no Parque, no último dia, 27, entre elas estavam as espécies Timbauba, Jucá e Paineira. No próximo dia 10, serão plantas mais 150, visando o reflorestamento da Unidade de Conservação.

 

Estiveram presentes as seguintes autoridades: secretário de educação de Caucaia, Ambrósio Ferreira, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia – Imac, Elano Damasceno, coordenador de sustentabilidade do Sesc Iparana, Paulo Damasceno, professoras da escola Teles, Aucilane e Roberta, representante do grupo Toré, Ana Paula.

 

 

30.03.2015

 

 

Assessoria de imprensa da SEMA
Elizabeth Rebouças (85 3101.1235 / 8848.2022 / elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br)

 

Gestora de Célula/Secretarias
Sabrina Lima (85 3466.4898 / 8956.9690 / 9128.1288 / sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br )

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)