Governador divulga redução de 31,4% nas mortes violentas em março no Ceará

31 de março de 2015 - 18:33

O Estado do Ceará acena com a redução do número de mortes violentas pelo segundo mês consecutivo. Até o dia 29 deste mês, os óbitos diminuíram 31,4% em relação a março do ano passado. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana, que presidiu reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, nesta terça-feira (31/3), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

Os dados serão consolidados na próxima semana. Mas a tendência clara é a da superação do bom desempenho registrado em fevereiro, em que a redução foi de 13,5% no Estado. A queda mais expressiva até o momento foi na Região Metropolitana de Fortaleza, com 50,6%; seguida pela Capital, com 36%; Interior Norte, com 15,3%; e Interior Sul, com 11,9%. As mortes violentas são classificadas, tecnicamente, como Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e correspondem a homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte.

 

Camilo participa mensalmente da reunião da cúpula da Segurança Pública no Estado, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos. Na sala de reuniões do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da SSPDS, o governador acompanhou as análises de estatísticas das 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS), além de ouvir as principais preocupações de cada oficial das AIS.

 

“Os dados positivos e o decréscimo no número de vítimas de mortes violentas, neste momento, só nos fortalece para cumprir com essa missão que é garantir que a população se sinta mais segura. Fico, cada dia desse governo, mais estimulado, com o trabalho que está sendo. Portanto, queria agradecer o esforço e o trabalho das equipes que no dia a dia fazem a segurança pública do nosso Estado. E que minhas mensagens possam ser transmitidas para todas as tropas”, dialogou e agradeceu o governador.

 

A reunião, que tem ainda a participação de 20 servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do interior do Estado (Sobral, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), teve a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Texeira, comandantes de suas vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública -, além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.

 

 

Reunião dos Conselhos Comunitários de Defesa Social

Ainda nesta terça-feira, o governador Camilo Santana esteve presente na primeira reunião entre os conselheiros dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). Recebido com muitos aplausos e euforia dos participantes, o governador se disse disposto em reunir com os conselheiros pelos menos três vezes durante este ano. “Vocês do CCDS são fundamentais neste processo de construção que nós chamamos de “Pacto Pelo Ceará Pacífico”. Por isso, eu me comprometo, juntamente com a vice-governadora Izolda Cela, de fazer, pelo menos, três reuniões por ano com os conselhos. Assim que consolidado toda a proposta que é este Pacto, quero poder mostrar, em primeira mão, todas as ações deste projeto e possam junto comigo construir essa meta que é fazer do nosso Estado cada vez mais pacífico”, enfatizou o governador.

 

O encontro dos conselheiros da CCDS teve como objetivo repassar as diretrizes das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com o intuito de reduzir os índices criminais, além de buscar a sensibilização das comunidades para a necessidade de serem parceiras dos órgãos de segurança. “Esta é uma oportunidade de construir uma melhor forma de se fazer segurança pública, integrando todas as comunidades e principais setores da sociedade. Esta é a maneira transparente que queremos tratar a segurança, trazendo as pessoas para serem partícipes do processo de redução dos crimes violentos”, destacou o secretário Delci Teixeira.

 

 

31.03.2015

 

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
(85) 8873.6999

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br