Governador faz a entrega de 11 viaturas ao Corpo de Bombeiros do Estado

1 de abril de 2015

 

A partir desta quarta-feira (1), mais 11 viaturas do Corpo de Bombeiros estão integradas ao sistema de segurança pública do Estado do Ceará. A entrega foi realizada em cerimônia no Palácio da Abolição, onde o governador Camilo Santana fez a distribuição dos veículos de resgate, salvamento e combate a incêndios para reforçar as ações da corporação tanto na Capital como no Interior. “Hoje, estão sendo entregues 11 equipamentos de ponta e de alta tecnologia que serão distribuídos em seis municípios do Ceará, garantindo a estrutura para que o Corpo de Bombeiros possa cumprir o seu papel de forma mais efetiva”, destacou o governador.

 

Das 11 viaturas, foram entregues seis do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), capacitadas principalmente para combate a incêndios; duas são Auto Tanque (AT), também com atuação em incêndios, mas de maior suporte às ABTs; e três de Auto Salvamento (AS), específicas para resgates. Quatro delas foram destinados para Fortaleza e os outros sete para cidades interioranas – Juazeiro do Norte (2), Iguatu (2), Sobral, Limoeiro do Norte e Crato.

 

bomb1Com um investimento de R$ 4,6 milhões, os equipamentos foram elogiados pela corporação, além de contribuírem no processo de redução dos crimes violentos. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição muito importante nesta integração da segurança para apresentação dos resultados. Uma das coisas mais importantes que nos levou a esses resultados positivos – e que a liderança maior deste executivo já está fazendo – é ir até a tropa. Fazer com que a corporação se sinta parte integrante deste processo”, ressaltou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira.

 

bomb2O governador citou ainda os principais compromissos e ações planejadas, juntamente com a vice-governadora Izolda Cela, para o desenvolvimento do Estado. Entre as iniciativas citadas foi destacado o Programa “Ceará Pacífico”, que tem o objetivo de atuar no combate à violência, integrando ações de saúde, segurança, esporte e cultura. O projeto engloba ainda a atuação das entidades de classe, Poder Judiciário e sociedade.

 

bomb3Estiveram presentes ainda no evento, a vice-governadora, Izolda Cela, o chefe de gabinete, Élcio Batista, os secretários Alexandre Landim (Casa Civil), Cel Túlio Studart (chefe da Casa Militar), Hélio Leitão (Justiça e Cidadania), Danilo Serpa (Relações Institucionais), os comandantes Cel BM João Carlos de Araújo Prado (Corpo de Bombeiros), Cel PM Geovani Pinheiro (Polícia Militar), Del. Andrade Jr. (Polícia Civil), diretor geral Cel PM José Herlínio Dutra (Academia Estadual de Segurança Pública – AESP), além dos deputados federais José Guimarães, José Arnon Bezerra, Leônidas Cristino, presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque e deputados estaduais Elmano de Freitas, Rachel Marques, Naumi Amorim e Manuel Duca da Silveira.

 

Especificações das viaturas:

 

1 – Viatura tipo ABT (Auto Bomba Tanque)

Capacidade de 5.000 litros de água, equipada com um corpo de bomba de 1.000 GPM (galões por minuto), dotada de nova tecnologia capaz de ofertar melhor pressão e vazão de maneira constante sem oscilação no fluxo de água, otimizando assim as ações de combate ao fogo, material de combate a incêndio, escala prolongável, torre de iluminação, bomba secundária para combate com LGE (líquido gerador de espuma) e sinalização de emergência sonora e visual.

 

Uso funcional: O ABT é o veículo tem destinação ideal para a atividade de bombeiro em suas ações de combate a incêndios, bem como, são viaturas que podem ser usados como suprimento de água para outros tipos de viaturas de combate, como escadas e plataformas.

 

Destinação:

* Fortaleza: 3 (duas para AIS 1 e uma para a AIS 3)
* Juazeiro do Norte: 1 para AIS 11
* Limoeiro do Norte: 1 para AIS 10
*Iguatu: 1 para AIS 16

 

2 ­– Viatura tipo AT (Auto Tanque)

Capacidade de 10.000 litros de água, equipada com um corpo de bomba de 750 GPM (galões por minuto)

Uso Funcional: Veículo suprimento de água, para viaturas tipo ABT.

 

Destinação:

*Fortaleza: 1 para a AIS 1
*Crato: 1 para a AIS 11

 

3 – Viatura tipo AS (Auto Salvamento)

 

Capacidade operacional para conduzir equipamentos de resgate e salvamento tanto para o meio aquático, terrestre e em altura, com estrutura interna capaz de ofertar ótimas condições para o alojamento de material internamente, facilitando o acesso dos Bombeiros aos equipamentos de forma rápida e segura.

 

Uso funcional: Viatura destinada para operações de alta complexidade e apoio as operações de combate a incêndio, resgate e salvamento, dotada de sinalização de emergência sonora e visual.

 

Destinação:

*Juazeiro do Norte: 1 para a AIS 11
*Iguatu: 1 para a AIS 16
*Sobral: 1 para a AIS 12

 

 

01.04.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
( wilame.januario@casacivil.ce.gov.br / 85 8873.6999 )

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br