Hemoce recebe doações voluntárias neste Domingo de Páscoa (05.04)

5 de abril de 2015 - 11:08

Durante o feriado da Semana Santa, que aconteceu do dia 2 até este domingo, 5 de abril, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, recebeu os doadores voluntários de sangue. As doações puderam ser feitas no hemocentro coordenador, em Fortaleza, nos hemocentros regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá), hemonúcleo de Juazeiro do Norte, e ainda no posto de coleta no IJF e no Via Sul Shopping. Este domingo também funciona para aqueles que queiram doar sangue.

 

Durante a Semana Santa há um maior número de atendimentos nas emergências dos hospitais. Já no número de doações ocorre o inverso. Cai por causa do elevado número de famílias que viajam, deixando a cidade para aproveitar o feriadão e assim adiando as doações de sangue. Sem falar que a Semana Santa ocorre também no período chuvoso no Ceará, quando cresce a quantidade de pessoas com viroses. Doentes, ficam sem poder doar.

 

O Hemoce informa que homens podem doar a cada dois meses, e mulheres de três em três meses. Solicita que quem estiver no período de retornar, procure o ponto de coleta mais próximo para fazer a doação, para que durante o feriado o estoque do Hemoce fique no nível ideal para atender toda a demanda do Estado.

 

O Hemoce é responsável atende mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise. Alcança a marca de 120 mil transfusões por ano por causa da doação e o perfil de solidariedade de cada cidadão cearense que, diariamente, ajuda a salvar vidas.

 

Quem pode doar sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Para quem é menor de idade, a doação é permitida com a apresentação do termo de consentimento, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br), devidamente preenchido pelo responsável legal. Telefone do Hemoce: (85) 3101.2296.

 

Locais e horários para doação de sangue na Semana Santa

 

Neste domingo, 5 de abril:

– Posto de Coleta no IJF – 13h às 17h30min

 

 

05.04.2015

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas
luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3466.4898