Hospital de Messejana alerta para valor da nutrição na saúde e qualidade de vida

7 de abril de 2015 - 11:41

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. a equipe da Unidade de Nutrição do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do governo do Estado, orienta sobre a importância de uma alimentação saudável, que pode ajudar na prevenção de doenças, tratamento de carências nutricionais e melhorar a qualidade de vida. O Hospital dispõe de uma Unidade de Nutrição especializada na produção de refeições balanceadas para pacientes com doenças cardíacas e pulmonares em tratamento.

A alimentação preparada pela equipe atende a especificidade de cada patologia. As dietas são variadas e voltadas para pacientes com desnutrição, diabetes, hipertensão, dislipidemia, doenças renais, diarreia, constipação e intolerância à lactose. Uma equipe especializada de nutricionistas prescreve as dietas. O cardápio de cada paciente é planejado e supervisionado pela nutricionista responsável e a comida é preparada em ambiente específico (cozinha dietética).

Segundo a nutricionista Lúcia Monte, a alimentação ideal deve ter pouca gordura saturada e baixo teor de sódio e contemplar todos os grupos de alimentos (carboidratos, proteínas, lipídios, fibras, vitaminas e minerais). É importante buscar alimentos na forma in natura (frutas, verduras e legumes), carnes magras, pães e massas e biscoitos integrais.  As refeições têm que ser fracionadas e ingeridas de 3 em 3 horas. A hidratação deve ser prioridade, com a ingestão constante de líquidos. Evitar produtos industrializados, frituras, enlatados, embutidos, temperos prontos, refrigerantes, excesso de açúcar e sal é fundamental.

A Unidade de Nutrição do Hospital de Messejana ganhou novo espaço em abril do ano passado, com maquinário de última geração. Diariamente serve 5 mil refeições para pacientes, acompanhantes e profissionais. O setor recebeu investimentos em equipamentos com moderna tecnologia, que agilizam os processos de trabalho e garantem mais qualidade e segurança aos alimentos. “Com os investimentos no setor, pretendemos atingir a excelência no atendimento e garantir segurança alimentar e nutricional. A nova unidade já atende as mais altas exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas”, afirma a diretora técnica do Hospital, Ana Lúcia Nocrato. “As melhorias já são percebidas na temperatura dos alimentos servidos, devido a utilização de equipamentos adequados, e tempo de espera na fila do refeitório, além das pesquisas de satisfação junto aos pacientes e demais usuários, com resultados excelentes”, acrescenta a nutricionista Glória Coelho.

 

07.04.2015

 

Stella Magalhães
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)
Contato: (85) 3101-4092
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3466.4898