Governo do Estado lança novos editais para a conclusão das obras do VLT

8 de abril de 2015 - 17:18

O secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó vai receber a imprensa na próxima quinta-feira (9) para falar sobre o lançamento das novas licitações para a finalização das obras do Ramal Parangaba-Mucuripe a ser operado por Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT. Na ocasião o gestor apresentará a obra, o atual estágio dos trabalhos e as perspectivas para a conclusão deste importante empreendimento para a garantia de uma melhor mobilidade urbana para os cidadãos de Fortaleza. A coletiva acontecerá no auditório da Seinfra, a partir das 8h30.

VLT de Fortaleza – Obras serão dividas para nova licitação
As obras do ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos -VLT, serão retomadas mediante a realização de novos processos licitatórios a serem lançado neste mês de Abril. Desta vez, as obras serão divididas em três pacotes, ofertados utilizando o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, quando vence a proposta que oferecer maior desconto sobre os preços orçados para os trabalhos. Serão três trechos: passagem inferior da avenida Borges de Melo, no bairro de Vila União; Estação Borges de Melo à Estação Parangaba e o Centro de manutenção; e Estação Iate à Estação Borges de Melo. “A ideia é que o fracionamento facilite a licitação e acelere a conclusão desta importante obra para a mobilidade urbana na capital do Ceará e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do fortalezense.”, afirma André Facó, Secretário da Infraestrutura do Estado.

O primeiro edital, que corresponde às obras da passagem inferior de veículos sobre a avenida Borges de Melo, terá as propostas de preços entregues no dia 22 de abril, às 9 horas, em reunião na Comissão Central de Licitações, da Procuradoria Geral do Estado -PGE. Os serviços estão orçados em 26.822.675,34 milhões. O segundo trecho – Estação Borges de Melo à Estação Parangaba, será licitado no dia 23 de abril estando orçado em R$ 48.392.895,00 milhões. Já a terceira licitação – Estação Iate à Estação Borges de Melo (R$ 100.212.176,44 milhões), recebe as propostas no dia 24 de abril. Pelo regime de RDC ficará com o serviço a empresa que oferecer o maior desconto e seja habilitada em nível jurídico, técnico e trabalhista. Os recursos são da Caixa Econômica Federal e os trabalhos devem ficar prontos num prazo de 12 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço, exceção para os serviços do terceiro trecho, fixado em 18 meses.

Obra de mobilidade
O VLT está com 50% de avanço nas obras e, quando concluído, terá 12,7 quilômetros ligando o os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão total, serão 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados, é um projeto do Governo do Estado que visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada (Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Serão construídos, também, dois elevados com vãos de 32,90 metros, uma passagem inferior passando pela avenida Borges de Melo, além de passarelas sobre a avenida Expressa e a Pontes Vieira.

Serviço
Local: Auditório da SEINFRA – Av. Gen. Afonso Albuquerque, S/N – Ed. SEINFRA/SRH – 1ºAndar
Data: Quinta-feira, 9 de abril
Horário: 8h30

08.04.2015

Assessoria de Comunicação da SEINFRA
Marco da Escóssia – (85) 8130-9565 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE