PIB cearense fecha 2014 em 4,36% e, pelo sétimo ano consecutivo, supera índice nacional

8 de abril de 2015 - 22:29

A economia cearense em 2014, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado, cresceu 4,36% em relação a 2013 e supera pelo sétimo ano consecutivo o desempenho nacional, que ficou em 0,1% no ano passado. No quarto trimestre de 2014, o PIB do Ceará fechou em 2,7%, também superando o brasileiro no mesmo período, que foi de menos 0,2%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (8), em entrevista coletiva na sede do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

“Tivemos um crescimento muito expressivo (4,36%). Se comparar com o Brasil (pouco mais de 0,1%), o desempenho do Estado foi muito forte. Isso está, de certa forma, relacionado ao volume de investimentos que foi realizado nos últimos anos”, afirmou o professor Flávio Ataliba, diretor geral do Ipece.

O setor Agropecuário, dentre os três segmentos que compõem o PIB, foi o que apresentou melhor desempenho em 2014, com um crescimento de 65,07%, bem superior ao nacional no mesmo período, de 0,4%. O segundo lugar ficou com Serviços, com evolução de 3,59% (nacional foi de 0,7%).

Quarto trimestre de 2014
O setor Agropecuário do Ceara encerrou em 37,22% no quarto trimestre de 2014; Serviços ficou em 2,8%, superando, respectivamente, os índices de 1,2% e 0,4% apresentados pelo PIB nacional no mesmo período. O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo, com base nos resultados dos três setores: Agropecuária, Indústria e Serviços.

Mais uma vez, o resultado do PIB cearense confirma a estimativa do Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, que estimava índice de crescimento da economia cearense entre 3,5 a 4,5% em 2014 e que o resultado seria superior ao registrado para o PIB nacional.

Todos os dados relativos ao Produto Interno Bruto já podem ser acessados no www.ipece.ce.gov.br.

Investimentos do Ceará
O principal setor para a economia do Ceará é o de serviços, pois representa 73,8% do PIB do Estado. “Nessa dinâmica recente da economia cearense, o setor de turismo se destacou, não só diretamente, mas através do setor de serviços, com as contas de alimentação, alojamento e transporte”. Ele cita ainda o comercio com um destaque importante, com 16% de participação no PIB.

Para ele, todos os equipamentos que podem fortalecer esses segmentos são fundamentais, como o Centro de Eventos e Acquário.  “Tem um importante impacto na atividade econômica do Estado”.

De acordo com o diretor do Ipece, o Ceará se consagra como o quarto maior volume de investimentos do País, com R$ 16,8 bilhões, ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Isso mostra que os investimentos públicos são muito importantes para dar a dinâmica da economia cearense, que ainda precisa muito da presença do Estado”.

Ataliba lembra que o ICMS foi a principal fonte de financiamento dos investimentos. “Grande parte dos investimentos não foram recursos de terceiros, ou seja, através de endividamento, e sim, de recursos próprios. Ou seja, o Ceará tem uma capacidade de endividamento muito grande”, disse. Ele acrescenta que mesmo haja dificuldade de investir com recursos próprios para crescer o Ceará tem uma capacidade de levantar recursos e créditos internacionais “muito grande”.

Metas
A população do Estado do Ceará representa 4,5% da população brasileira e o PIB cearense representa cerca de 2% do PIB nacional. “O crescimento vem sendo muito forte nos últimos anos, nós precisamos continuar esse esforço de crescimento continuado até chegar a 4,5% do PIB nacional. Essa é a grande meta. Isso significa que a gente vai ter a mesma média da renda nacional”.

08.04.2015

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará
Assessor de imprensa: Luiz Pedro( comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4495)
Twitter: @SeplagCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br /  (85) 3466.4898