100 dias de governo: Camilo Santana imprime uma gestão mais próxima do povo cearense

9 de abril de 2015 - 13:28

A gestão do governador Camilo Santana ultrapassa os limites do seu gabinete, localizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza. De forma itinerante, visitando outros Estados e diversos municípios cearenses, o governador do Ceará tem honrado os compromissos e atuado para melhorar a vida de quem mora na cidade, no litoral e no sertão do Estado.

Próximo de completar 100 dias de trabalho, o chefe do executivo estadual vem imprimindo seu ritmo de atuação, participando de visitas, reuniões, inaugurações, fiscalizações. Muitas vezes, as viagens cumprem o papel de captar recursos junto a instituições financeiras – e mesmo do Governo Federal -, para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade de projetos locais.

O certo é que, em menos de 100 dias, a gestão de Camilo Santana já apresenta uma unidade, uma identidade voltada para um serviço público mais ágil e humanizado. E isso pode ser percebido nas mais diversas áreas de atuação.

Segurança

Certo de que o problema da segurança pública não é combatido apenas pelo poder de polícia, Camilo Santana tem realizado diversas atividades para reduzir a violência e valorizar o componente humano das corporações. Nesses três primeiros meses de trabalho, Camilo já anunciou a criação de um novo sistema de promoções para a Polícia Militar do Estado do Ceará, a equiparação do salário dos policiais cearenses ao dos demais estados nordestinos, e a criação de um novo concurso para a corporação ainda este ano. O anúncio foi feito durante solenidade de promoção de 98 militares, sendo 71 praças e 27 oficiais.

O governador participa, semanalmente, da reunião de monitoramento do Programa “Em Defesa da Vida”, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No encontro do fim de março, o Estado do Ceará apresentou uma redução do número de mortes violentas pelo segundo mês consecutivo. Os óbitos diminuíram 31,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Camilo ressaltou a importância da integração dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado.

“Fico, cada dia desse governo, mais estimulado, com o trabalho que está sendo realizado. Quero agradecer o esforço e o trabalho das equipes que no dia a dia fazem a segurança pública do nosso Estado. E que minhas mensagens possam ser transmitidas para todas as tropas”.

Educação

A base de um futuro melhor e com qualidade e uma forma eficaz de minimizar a violência está na Educação. Por isso, o Governo vem investindo em unidades de ensino para auxiliar no aprendizado de crianças e jovens cearenses. Em Santana do Cariri, por exemplo, o governador entregou o Centro de Educação Infantil (CEI) com capacidade para atender 100 crianças de 2 a 6 anos.

sala de aulaO chefe do executivo participou ainda da inauguração do campus do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), em Itapipoca. Ele também inaugurou a Escola de Ensino Médio Miguel Carneiro da Cunha, no município de Tianguá. O equipamento tem capacidade para atender até 540 estudantes nos turnos manhã e tarde.

“O único caminho que existe para que nós possamos construir um mundo melhor, mais solidário e de mais oportunidades, é pela educação.”

Infraestrutura

Uma outra forma eficaz de atuar na prevenção da violência contra os jovens é oferecer locais adequados para a prática do esporte, de exercícios, de lazer e da cidadania. O Governo do Estado não tem poupado esforços nesse sentido. É o caso da Quadra Poliesportiva, que foi entregue à população de Capistrano e beneficia diretamente 500 crianças e adolescentes. O equipamento foi orçado em R$ 461.910,00 e, com esta inauguração, o programa que financia a construção dessas unidades sociais (Proares II) concluiu 48 Quadras Poliesportivas, beneficiando 21.800 pessoas. E as obras de infraestrutura do Governo Estadual seguem se multiplicando.

06 03 2015 sobral MG 1941 copySobral também recebeu a atenção do Governo. No município da Região Norte, Camilo inaugurou as praças do Amor e do Bosque, onde foram realizadas obras de modernização de passeios, implantação de mobiliário urbano, paisagismo e iluminação pública. A praça do Bosque recebeu, ainda, novo e moderno espelho d’água. Por fim, Camilo visitou o Residencial Nova Caiçara, que faz parte do projeto Minha Casa Minha Vida e abriga 3.364 residências. O governador assinou ainda ordem de serviço da obra de requalificação da Praça Manoel Artur da Frota (da Várzea), também no Centro da cidade.

dentro principal estradaFoi inaugurada a estrada de acesso Crato – Bela Vista, que vai atender, além de indústrias instaladas na região, às comunidades da Vila São Bento, Vila Padre Cícero, Serraria, Sítio Teotônio, Vila Guilherme e Jenipapo que, somadas, possuem cerca de três mil pessoas. Foram realizados serviços de drenagem, terraplanagem, construção de contenções, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalização e implantação de nova iluminação no trecho de 5,4 quilômetros de pista dupla.

Na ocasião, Camilo anunciou novas obras que beneficiarão a região do Cariri, como a estrada de Santa Fé, que ligará as cidades de Crato e Nova Olinda; a inauguração da Vila da Música – espaço de aprendizagem musical; e a instalação de ciclovias na estrada que liga os municípios de Barbalha, Juazeiro e Crato (Crajubar).

“Minha primeira missão no Governo é dar continuidade e finalizar as obras que estão em andamento, como o Cinturão das Águas, o VLT e o Anel Viário, entre outras. São obras de infraestrutura que garantirão água e ajudarão a resolver o problema de mobilidade urbana em Fortaleza e Região Metropolitana.”

Estiagem

Rpoço1Pensando no agricultor e nas famílias que convivem com os percalços do semiárido cearense e que sofrem com uma estiagem que castiga o Ceará há quatro anos, Camilo Santana tem desenvolvido ações voltadas para a captação, armazenamento e distribuição de água em todo o Estado. Foram diversas visitas técnicas realizadas em obras hídricas pelo Interior. No município de Tamboril, ele visitou poços que já estão em funcionamento e atendem à população. Em Catunda, o governador esteve em mais quatro poços e em outros sete em construção.

Já em Ipaporanga, foi inspecionada a montagem da quarta estação de bombeamento da adutora, no distrito de Sacramento. Em Crateús, foi entregue uma adutora de 156 quilômetros, a maior já construída pelo Governo do Estado. Houve também a inauguração de uma Adutora de Montagem Rápida (AMR) em Caririaçu, com 13,68 km de extensão e mais de 12 mil pessoas beneficiadas.

RadutoraCamilo visitou ainda a cidade de Assaré para inaugurar um sistema simplificado de abastecimento de água, na localidade de Sítio Volta, e assinou ordens de serviço para o abastecimento de água nas localidades de São José e Tamboril de Dona Leidir, em Assaré, além da comunidade de Acoci em Campos Sales. A população de Independência também foi beneficiada nesse início de gestão, com a inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade, onde 180 famílias do distrito foram contempladas.

No Dia de São José (19.03), padroeiro do Ceará, o governador participou de uma intensa programação para a entrega de benefícios aos agricultores cearenses. As atividades iniciaram em Tauá, onde Camilo entregou vários benefícios e serviços aos moradores, agricultores familiares e criadores da região dos Inhamuns.

Em Quixeramobim, foi distribuído diversas sementes usadas pelos agricultores familiares da região. No município de Brejo Santo, foram entregues cisternas do Programa Água Para Todos e Quintais Produtivos do Programa Brasil sem Miséria, beneficiando 24.610 famílias do território do Cariri, além de assinaturas de ordens de serviço de abastecimento de água.

Rdestaquecinturao das aguas MG 5169As obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) também receberam visitas do governador, nos trechos de Porteiras (lote 1) e Missão Velha (lote 5), na Região do Cariri. Além disso, ele realizou um sobrevoo da construção em Jati, Jardim, Mauriti, Abaiara, Penaforte e Brejo Santo, e observou ainda as obras da Transposição do São Francisco no estado de Pernambuco.

No 56º dia de gestão, Camilo apresentou o Plano Estadual de Convivência com a Seca, que está dividido em cinco eixos (segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica e conhecimento e inovação) e prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares para a convivência com a estiagem.

Entre as ações emergenciais estão a utilização de carros-pipas e a construção de adutoras e poços profundos. Entra neste rol ainda o reforço de investimentos em benefícios sociais, como o Garantia Safra 2015 e o Seguro Pesca. Os recursos também devem reforçar o setor apícola em 168 municípios, o Programa Leite Fome Zero e o Programa de Aquisição de Alimentos.

“Para cada município, vamos viabilizar Operação Carro-Pipa ou uma adutora emergencial ou mesmo poços profundos, para garantir que não haja colapso no abastecimento de água. Reivindicaremos ao Governo Federal os recursos necessários para a realização dos investimentos de enfrentamento da estiagem”

Relacionamento interestadual

dilmaSempre mantendo um bom relacionamento com outros estados, Camilo tem desembarcado em outras cidades brasileiras para dialogar, trocar experiências, firmar parcerias e angariar recursos para obras do Estado. Um desses encontros foi com a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, para tratar de projetos do programa Minha Casa Minha Vida, no Ceará.

Em Brasília, o governador participou de várias reuniões durante os primeiros meses de gestão e até liderou encontros com os outros governadores do Nordeste, afim de criar um plano estratégico de desenvolvimento para a Região. O resultado desta reunião foi apresentado para presidenta Dilma Rousseff e contou com a apresentação do Plano Estadual de Convivência com a Seca e a importância de financiamentos em áreas como saúde e segurança e o combate à corrupção

Camilo esteve ainda reunido com alguns ministros a fim de buscar benefícios para o Estado, como a ampliação dos cursos de Medicina no interior; o aumento do número de vagas do Pronatec; demandas prioritárias no enfrentamento à seca; construção de UPAs e policlínicas; criação de novos leitos em todo o Estado; e financiamentos para o VLT e Ponte Estaiada.

No Rio de Janeiro, Camilo esteve com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, discutindo o financiamento de vários projetos importantes para o Estado, como o cinturão das águas, a construção de adutoras, a linha oeste do Metrô e a ampliação do Porto do Pecém, entre outros.

Assembleia Legislativa

No mês de fevereiro, o chefe do executivo esteve na Assembleia Legislativa para a abertura oficial dos trabalhos e ressaltou o compromisso de fazer uma gestão de diálogo permanente, com propostas oriundas das demandas do povo. Em março, Camilo voltou à Casa do Povo e realizou um leilão reverso para contratação de sistemas simplificados de abastecimento de água no Ceará. Ao todo, 17 empresas participaram do pregão de contratos, sendo contempladas seis delas e obtendo uma economia de R$ 4,4 milhões para o Estado.

08.04.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br / 85 8872.3758)

Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem
(wilson.zanini@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4899)

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3466.4898