Ceará: Mais de cem internos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática

9 de abril de 2015 - 11:12

Cento e vinte e cinco alunos internos do sistema penitenciário cearense estão inscritos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2015.  O incremento no número de participantes do ano passado (119) para cá fez com que a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), reforçasse a  presença de professores de matemática nas unidades da Região Metropolitana de Fortaleza, de onde estão saindo os interessados amantes da matemática, e que terão assegurado o  acompanhamento necessário para o certame.

No ano de 2014 foram 18,2 milhões de alunos inscritos de 5.533 cidades do Brasil. As provas acontecem aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo única, com a aplicação no mesmo dia e hora em todo o país. A primeira fase ocorre no dia 2 de junho e os aprovados seguem para a segunda fase, marcada para 12 de setembro.

Os estudantes do sistema penitenciário inscritos em 2015 pertencem aos quadros do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL IV) e Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba.

Todos os alunos do sistema penitenciário da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) são integrantes do termo de cooperação assinado entre Secretaria de Educação Básica (Seduc) e Sejus, onde a primeira é a executora das atividades e a segunda é responsável pela logística de seus alunos e da segurança.  Os internos pertencem à Escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, responsável pelas aulas dentro das unidades prisionais.

Rodrigo Moraes, assessor educacional da Sejus, ressalta a importância dessa participação. “A  atenção que a Sejus dispensa no âmbito da educação é garantir o direito das pessoas privadas de liberdade à realização das provas da OMBEP, visto que são alunos da matéria de matemática, da Escola Aloísio Lorscheider instituída para atender à demanda educacional, nas grandes unidades penitenciárias da região metropolitana de Fortaleza”, destaca.

Outro ponto abordado pelo Rodrigo é que desta forma a Secretaria avalia o conhecimento dos alunos além de estimular o estudo da matemática e revelar possíveis talentos. “Lembro que desde o ano passado o entusiasmo cresce no meio dos internos e agora vamos disponibilizar aulas extras para os inscritos, com foco na matemática”, ressalta.

 

 

09.04.2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Células/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898