100 dias de governo: segurança pública já apresenta bons resultados

10 de abril de 2015 - 21:00

O combate à criminalidade no Estado do Ceará alcançou ótimos resultados nos primeiros 100 dias do governo Camilo Santana. Redução nas mortes violentas, convocação de concursados, incremento das tropas, reestruturação do Ronda e ampliação do Raio são algumas das conquistas obtidas com base no diálogo, integração, esforço e valorização de todos que compõem as corporações da segurança pública.

91) Mortes violentas caem 13,5% no primeiro trimestre

Como resultado das reduções registradas nos meses de fevereiro e março, o primeiro trimestre de 2015 apresentou uma queda de 13,5% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, no Ceará. O percentual é mais que o dobro da meta de 6% estipulada com a criação do Programa Em Defesa da Vida. Neste trimestre, comparado ao mesmo período de 2014, 169 vidas foram salvas. Nos três primeiros meses deste ano, aconteceram 1.085 CVLIs, enquanto em janeiro, fevereiro e março de 2014, 1.254.

As diminuições apresentadas refletem o resultado das ações desenvolvidas pelo Programa “Em Defesa da Vida”, desempenhadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). A integração entre as forças de segurança, o empenhos dos servidores e a priorização da área pelo Governador Camilo Santana são responsáveis pelo bons índices.

92) Governo do Estado convoca mais 400 aprovados em concurso para soldado da PM

Policiais4 394O Governo do Estado convocou para a segunda fase 400 aprovados no concurso público para ‘soldados da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará’. Esta é a quinta turma chamada desde que o edital do concurso foi publicado, em 10 de novembro de 2011. No total, 5.318 aprovados (5.052 homes e 266 mulheres) foram convocados nas outras quatro turmas.


93) Governador convoca 238 aprovados em concurso da Pefoce

pefoceO governador Camilo Santana aprovou a convocação de 238 candidatos aprovados remanescentes da 1ª fase do concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), lançado em 2011 pelo Edital nº1 da Pefoce, de 8 de dezembro de 2011 (publicado no Diário Oficial do Estado em 13/12/11). As vagas são destinadas para cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Todos de 1ª classe. Atualmente, os candidatos aprovados estão realizando a segunda etapa de matrículas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O Curso de Formação e Treinamento Profissional,será realizado pela AESP, a partir do segundo semestre deste ano.

94) Reestruturação do Ronda começa em julho com ações em cinco áreas de Fortaleza

Ronda Um dos principais compromissos do governador Camilo Santana com a área da segurança pública, a reestruturação do Ronda, já possui data para ganhar as ruas. O programa passa por remodelação pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e vai ser efetivado a partir de julho deste ano, com implantação gradual do novo modelo primeiro em Fortaleza e depois na Região Metropolitana da Capital e Interior. A reestruturação em Fortaleza contará com a criação de 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), divididas nas seis Áreas Integradas de Segurança (AISs) da cidade. Cada Uniseg possuirá uma companhia do Ronda e uma delegacia da Polícia Civil funcionando 24 horas.

95) Governo do Estado forma 974 novos policiais militares

unnamedO Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), concluiu a formação de 974 novos policiais aprovados no Concurso Público para o ingresso no Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Policia Militar do Ceará – 4ª Turma. A solenidade de formatura acontece na próxima terça-feira (14), às 10 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e contará com a presença do governador Camilo Sobreira de Santana e demais autoridades do Sistema de Segurança Pública do Ceará.

96) Governo do Estado realiza concurso para Polícia Civil

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), está realizando concurso para a Polícia Civil. Ao todo, são 763 vagas, sendo 168 delas para o cargo de delegado, 336 para escrivão e 259 para inspetor da PC. Os salários variam de R$ 2.946,19 a 14.592,39, conforme a função, para a carga horária de 40 horas semanais. Os novos profissionais possibilitaram a abertura de mais delegacias 24 horas em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado.

97) Governador participa de reuniões de monitoramento da Segurança Pública

SegurançaO combate à criminalidade no Ceará passa, semanalmente, por um encontro decisivo. A cada sete dias, os principais gestores da segurança pública do Estado se reúnem, na sala do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para uma troca de experiências fundamental na definição das estratégias de atuação nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS).

Além do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Texeira, participam da reunião cerca de 60 profissionais das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense  –, e aproximadamente 20 servidores através de videoconferência, transmitindo imagens dos responsáveis pelas nove AISs do interior, a partir de quatro cidades (Sobral, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte). O governador Camilo Santana também participa das reuniões de monitoramento das AISs, uma vez por mês, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de segurança em todo o Ceará.

98) Governador faz entrega de 11 viaturas ao Corpo de Bombeiros

150401 BOMBEIROS JW9942Mais 11 viaturas do Corpo de Bombeiros estão integradas ao Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará. A entrega foi realizada em cerimônia no Palácio da Abolição, no último dia 1º de abril, quando o governador Camilo Santana fez a distribuição dos veículos de resgate, salvamento e combate a incêndios para reforçar as ações da corporação tanto na Capital como no Interior.

99) Interiorização do BPRaio é iniciada com curso de formação em Juazeiro do Norte

raio esseA Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar, deu início ao primeiro curso de formação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Interior do Ceará, na última segunda-feira (06). A formação, iniciada com 35 policiais, faz parte de um dos compromissos de campanha do Governador Camilo Santana, que visa a implantação do BPRaio em Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Interior do Estado.

 

100) “Crack, é possível vencer” registra queda de 27% nas mortes violentas em comunidades atendidas

crack-e-possivel-vencerO Programa “Crack, é possível” vencer vem apresentando resultados positivos na segurança pública da Capital cearense. O programa possui bases de operação instaladas nos bairros Genibaú, Conjunto São Miguel – dividido entre o Alagadiço Novo e Messejana – e Vicente Pinzon. Comparado a 2013, o ano passado refletiu uma diminuição de 27,8% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nestes bairros.

 

 

 

 

 

 

10.04.2015

 

Kélia Jácome
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6519
E-mail: ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce

Ciro Câmara
Gestor de Células/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)