Arquivo Público abre inscrições para oficina do programa ‘Memória do Mundo’, da Unesco

14 de abril de 2015 - 18:33

    O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, realizará, no dia 15 de maio, a Oficina de Preparação de Candidaturas do Programa Memória do Mundo da Unesco. A oficina acontecerá no auditório do Centro de Ciências Humanas da UFC (Benfica). Apoiam a ação a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Memorial da UFC e o Arquivo do Escritor Cearense. Os interessados podem se inscrever de 20 de abril a 12 de maio, no Arquivo Público do Estado do Ceará, ou pelo telefone (85) 3101-2615. As vagas para a oficina são limitadas e o acesso gratuito.

 

    Proteger e estimular o acesso a documentos históricos são alguns dos objetivos da atividade, que pretende ainda prestar orientações quanto à apresentação de candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (Memory of the World – WMOWBrasil), por meio de participação no Edital. Metas convergentes com as diretrizes da política pública de cultura no Estado do Ceará, de valorização da memória e da história e de democratização do acesso a oportunidades de formação, bens simbólicos e ações culturais.

 

    A oficina será realizada nos turnos manhã e tarde, e contará com as palestras do presidente do Comitê MOW/Brasil, Vítor Manoel Marques da Fonseca, e do diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio Porto, membro do MOW/Brasil. Eles abordarão assuntos como os Acervos Brasileiros e o Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de prestar orientações sobre como preencher o formulário de candidatura.

 

    No Ceará, anualmente, instituições que possuem acervos de documento em texto, audiovisual, iconográficos ou cartográfico vêm submetendo os seus materiais para possível nominação no Registro Memória do Mundo. Um exemplo importante desses registros já aprovados é o acervo do DOPS e do Serviço Estadual de Informações, de 1964 a 1985, que está disponível à visitação e pesquisa, no Arquivo Público do Ceará.

 

    Sobre o Edital MOW

    Podem concorrer ao registro documentos ou conjuntos documentais que tenham relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e estejam custodiados em território nacional. Os documentos, de natureza arquivística ou bibliográfica, podem ser textuais, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos, em suporte convencional ou digital.

 

    O edital MOWBrasil 2015 acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável para a memória brasileira.

 

    O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, desde sua instalação em 2007, lançou oito editais e reconheceu 73 acervos como Memória do Mundo.

 

    As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br até 31 de julho. As propostas aprovadas serão divulgadas até 5 de outubro.

 

SERVIÇO:

Oficina de Preparação de Candidaturas do Programa Memória do Mundo

15 de maio de 2015, no Auditório do Centro de Ciências Humanas da UFC (Benfica)

Inscrições abertas: de 20 de abril a 12 de maio de 2015, no Arquivo Público do Estado do Ceará (Rua Senador Pompeu, 648, Centro).

Contatos: (85) 3101- 2615 (Arquivo Público do Estado do Ceará)

 

 

14.04.2015

  

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
85 9922.2712 / 8801.2382

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898