Ceará Junino 2015 terá investimento de R$ 2,25 milhões em apoio a projetos de todo o Ceará

14 de abril de 2015 - 19:39

    A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou na manhã desta terça-feira (14) reunião com representantes de quadrilhas, festivais juninos e todos os interessados em participar do Edital Ceará Junino 2015. O edital deste ano vai destinar cerca de R$ 2,25 milhões aos festejos tradicionais e aos grupos juninos, valor 6,4% superior ao de 2014. A expectativa da Secretaria é que o edital seja lançado nesta quarta-feira (15), incorporando sugestões apresentadas pelos participantes da reunião e em sintonia com as diretrizes de democratização, acesso e afirmação da cultura cearense, estabelecidas na política cultural do Estado.

 

    A reunião aconteceu no auditório da Secult, que ficou lotado de proponentes e interessados no tema. Durante o encontro, que foi transmitido ao vivo no site www.secult.ce.gov.br e pelo Facebook da Secult, possibilitando a participação de residentes em todo o Ceará, representantes de entidades, quadrilhas e de festivais juninos tiraram dúvidas e fizeram sugestões ao próprio secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, que coordenou e participou, junto com a equipe da Secult, de todo o encontro.

 

    A Secretaria pretende incorporar ao texto final algumas das propostas e considerações dos proponentes, mas o secretário esclareceu que, por estar em seu primeiro ano de gestão à frente da Pasta, realizará uma revisão mais aprofundada de todos os editais da Secult, antes de promover alterações de maior ordem. “Podemos fazer algumas alterações consensuais, mas alterações maiores precisam de mais tempo para discussão e para que sejam juridicamente e financeiramente viáveis”, explicou Guilherme Sampaio.

 

    Sugestões dos participantes

    Dentre os temas mais citados nas intervenções dos participantes, ganhou destaque o pedido de ampliação da verba destinada às quadrilhas infantis. Atualmente, este valor representa 10% do montante total. A proposta apresentada por muitos proponentes é de que esse valor suba para 20%, diante da importância do trabalho social que as quadrilhas exercem com as crianças da periferia das cidades e, também, pela perpetuação das tradições juninas.

 

    Outros pontos destacados foram a importância da isenção e do caráter técnico dos pareceristas, uma proposta de rodízio entre as sedes dos municípios que recebem os festivais e a necessidade de acompanhamento da execução dos projetos contemplados, dentre outros. Outros temas, mais específicos, seriam tratados em reunião do secretário com o Comitê Gestor do Ceará Junino 2015, que inclui diversas entidades habitualmente envolvidas com os festejos.

 

    Animação e novas perspectivas

    Para Márcio Martins, presidente do Conselho Gestor da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (Fequajuce), a reunião revelou a importância que a Secult dá para os festejos juninos. “A presença do secretário Guilherme e de toda a sua equipe é um indicativo da atenção que esta gestão tem com o tema. Estamos confiantes de que este será um dos melhores festejos que já tivemos e só tende a melhorar”.

 

    Mesma opinião tem Fábio Lessa, diretor da Quadrilha Infantil Cai Cai Balão, do Pirambu, que este ano completa 35 anos de funcionamento. “Foi uma reunião muito clara, muito informativa. O secretário nos passou muita confiança. Estou saindo satisfeito e acreditando que o trabalho com as quadrilhas infantis só tende a crescer”.

 

    Fátima Freires, presidente da Fequajuce, destaca a importância que a Secult tem dado ao Comitê Gestor do Ceará Junino nas decisões. “O fato do secretário querer integrar o Comitê deu muita força a nós. Temos certeza que vai ser tudo muito organizado e transparente”, afirmou, após a reunião desta terça-feira.

 

    Reunião online

    A reunião desta terça-feira foi mais uma etapa do programa “Diálogos Culturais”, promovido de forma permanente pela Secult, em sintonia com as diretrizes de democratização e ampla participação, expressas na política cultural do Estado. Os lançamentos dos editais Carnaval do Ceará 2015 e Ceará da Paixão 2015 também foram precedidos por reuniões abertas na Secult, transmitidas ao vivo pela Internet, com incorporação de sugestões apresentadas pelos participantes.

 

    Cadastro de parceiros: preparação para a inscrição

    A Secult reforça que interessados em participar do Edital Ceará Junino 2015 devem realizar sua inscrição no Cadastro de Parceiros do Governo do Estado. A inscrição é necessária para todas as entidades que realizam convênios com a administração estadual, em todas as áreas, incluindo todas as secretarias.

 

    A inscrição no Cadastro de Parceiros está disponível no site da Controladoria Geral do Estado (CGE) (www.cge.ce.gov.br), que também traz o modelo padrão de plano de trabalho, a ser disponibilizado pelos interessados em participar do Edital.

 

    Terceiro edital de 2015

    Após realizar o Edital Carnaval do Ceará, em fevereiro, e o Edital Ceará da Paixão, em março, a Secult lançará seu terceiro edital, em quatro meses de gestão. O secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, destaca o esforço empreendido por toda a equipe da Secretaria para garantir os editais, mesmo com o desafio do tempo para preparação.

 

    “A Secretaria garantiu o Edital Carnaval do Ceará e o Edital Ceará da Paixão, mesmo com todas as questões naturais em um começo de governo, um momento de transição. Para isso, foi fundamental contar com o envolvimento de toda a equipe da Secult, com o apoio do governador Camilo Santana e da Assembleia Legislativa, que aprovou a lei autorizativa necessária aos editais, bem como com a parceria com os proponentes e articuladores desses segmentos específicos”, aponta Guilherme.

 

    “Para dar sequência a esse diálogo que será permanente, estamos convidando os envolvidos nos grupos, projetos e festivais relativos às festas juninas, para uma reunião prévia, na Secretaria, assim como fizemos com os editais de Carnaval e da Paixão”, complementa o gestor.

 

    Mais informações

    A Secult está à disposição dos interessados, para tirar dúvidas e prestar mais informações quanto à documentação para inscrição no Edital Ceará Junino 2015, pelos telefones 3101-6765 e 3101-6770 e pelo e-mail siec@secult.ce.gov.br.

 

 

 

 14.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898