Complexo para geração de 90 MW será apresentado em audiências na Serra da Ibiapaba

14 de abril de 2015 - 17:06

A instalação de um complexo eólico com potencial para produzir 90.3 megawatts (MW) na Serra da Ibiapaba será debatido em duas audiências públicas. Elas acontecem na próxima quinta (16) e sexta (17), nas Câmaras de Vereadores de Ibiapina e de Ubajara. Esse momento de discussão e apresentação do projeto e estudo ambiental à sociedade faz parte do licenciamento ambiental, de responsabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

 

De interesse da empresa Geradora Eólica Bons Ventos Da Serra 2 S.A., o Complexo Eólico Bons Ventos da Serra 2 foi projetado para ser composto por cinco centrais eólicas, situadas nos municípios de Ubajara e Ibiapina. O projeto compreende uma área total de 581,76 hectares. Ao todo, serão 43 aerogeradores. Cada um com potência de 2.1 MW.

 

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) do empreendimento entregue à Semace, a expectativa de conclusão da montagem do complexo é de 16 meses, caso seja concedida a licença de instalação da obra. Segundo o estudo, estão sob a área de influência direta do empreendimento os sítios Tucuns, Vila Marques, Cachoeira do Boi Morto e Porteiras, no município de Ubajara, e Cacimbas, em Ibiapina.

 

Saiba mais

A audiência pública é uma das etapas do processo de licenciamento ambiental. Ela ocorre na fase de análise do estudo ambiental pelo órgão licenciador. Após sua realização e conclusão da apreciação do estudo, a equipe multidisciplinar da Semace emitirá um parecer técnico para conhecimento e deliberação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) sobre a emissão da licença ambiental.

 

Serviço:

– Audiência Pública em Ibiapina:
Data: 16 de abril de 2015
Local: Câmara Municipal dos Vereadores, Rua Padre Ibiapina, 680, Cento.
Horário: 14 horas

 

– Audiência Pública em Ubajara:
Data: 17 de abril de 2015
Local: Câmara Municipal dos Vereadores, Avenida Monsenhor Gonçalo Eufrásio, 412, Bairro Deputado Grijalva Costa.
Horário: 9 horas

 

 

14.04.2015

 

Fhilipe Augusto
Assessor de Comunicação da Semace
85 3101.5554
comunicacao@semace.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898