Novos PMs: emoção marca a formatura dos novos servidores da segurança pública

14 de abril de 2015 - 19:21

Vestir a farda, acenar para a esposa e abraçar os pais nunca teve significado tão especial quanto o deste 14 de abril para os novos policiais militares do Ceará. A data marca o ingresso de 974 profissionais (931 homens e 43 mulheres) aprovados no último concurso público para soldado da Polícia Militar do Ceará, após sete meses de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), além de outros 58 profissionais que foram nomeados pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira (10).

 

formatura geral“A partir de hoje, vocês fazem parte das forças de segurança do nosso Estado e serão peça fundamental na construção de um Ceará mais pacífico, contribuindo diretamente para melhorar a qualidade de vida de todos os cearenses”, declarou o governado, para um pavilhão lotado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Camilo discursou com a mesma emoção sentida pela tropa que estava disposta em forma de pelotão. “Cada um dos familiares desses policiais estão dando uma grande prova de amor, pois se doar ao serviço público e à sociedade cearense é um ato de coragem e dignidade”, ressaltou o governador.

 

Visivelmente emocionado, o soldado Luís Fernandes, de 26 anos, agora incorporado às forças de segurança do Estado, classificou o momento como único. “Para mim, participar dessa cerimônia é uma emoção totalmente indescritível. Sempre tive o sonho de representar o meu Estado e defender a sociedade cearense contra a criminalidade. A sociedade cearense pode esperar que vamos responder aos seus chamados com a mesma presteza e honra com que vestimos as nossas fardas”, anunciou emocionado o soldado.

 

Representando uma das 43 mulheres aprovadas, a soldado Glauciane do Santos, de 28 anos, se diz orgulhosa por integrar a tropas da Polícia Militar, pois sabe que participa de um momento histórico de aproximação com Governo do Estado. “Me sinto vitoriosa por ser mulher, pois cada vez mais, as mulheres na corporação tem feito história e quero poder contribuir com isso. Espero entrar nas forças de segurança para mudar, fazer a diferença e contribuir, junto com a sociedade, na transformação de Estado mais harmonioso e justo”, destaca a nova soldado.

 

Diálogo com a tropa

pai filho fardadosAlém dos 974 policiais da 4ª Turma do Curso da AESP, a cerimônia contemplou ainda 58 profissionais que foram nomeados pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira (10). Eles foram aprovados nos concursos de 2009 e 2011, mas não puderam assumir os cargos quando convocados. São 54 policiais militares, três policiais civis e um agente penitenciário.

 

Durante o discurso de formatura, o governador Camilo Santana diz ter como maior aliado a força do diálogo. “As portas do meu gabinete estão abertas, todos os dias, para as demandas da segurança pública de nosso Estado. Estou aqui emocionado e feliz. Saibam que vocês têm em mim um parceiro e não só um comandante do Estado que está atento a todas as necessidades da tropa. Com diálogo, franqueza e bom trabalho, vamos deixar o Ceará cada vez mais Pacífico”, encerro o governador.

 

Estiveram presentes ainda no evento, a vice-governadora Izolda Cela, os secretários Élcio Batista (Chefe de Gabinete), Delci Teixeira (Segurança Pública), Túlio Studart (Casa Militar), Socorro França (CGD), Miriam Sobreira (Políticas sobre Drogas), o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, além dos deputados estaduais Evandro Leitão, Elmano de Freitas, Capitão Wagner, Robério Monteiro, Augusta Brito, Rachel Marques e Zé Aílton Brasil, o deputado federal Cabo Flávio Sabino, o desembargador José Teodoro (representando o Tribunal de Justiça), além de outras autoridades da área.

 

 

5ª Turma

Com a 4ª turma de soldados da Polícia Militar sendo formado, já foram nomeados um total de 3.941 profissionais; divididos em quatro turmas com 943, 1.097, 927 e 974 servidores da segurança, respectivamente. Em março deste ano, o governador Camilo Santana autorizou a convocação de mais 400 novos soldados militares, que passarão por todo o curso de formação na AESP (carga horária de 1.020 horas-aula em seis meses) para fortalecer o trabalho realizado pela segurança pública no Estado do Ceará.

 

Confira a cobertura completa:

Novos PMs: sonho realizado para 1.032 profissionais
Novos PMs: solenidade de formatura dos 1.032 policiais prossegue com desfile militar
Novos PMs: Camilo Santana destaca as ações e investimentos em segurança
Novos PMs: Governador defende um Estado mais pacífico com uma polícia preparada
Novos PMs: 1.032 policiais formam-se agora no Centro de Eventos do Ceará 

 

14.04.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
(85) 8873.6999

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)