Secretários municipais de Desenvolvimento Agrário discutem políticas para o setor

14 de abril de 2015 - 19:50

A abertura do “Encontro com Secretários Municipais de Agricultura” aconteceu na manhã desta terça-feira (14). O secretário estadual Dedé Teixeira ratificou a política do diálogo e de investimento nas cadeias produtivas para garantir a construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável.

Na abertura do “Encontro com Secretários Municipais de Agricultura”, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, enfatizou a política do diálogo e do planejamento para a convivência com a seca. “Apesar das boas chuvas dos últimos dias, temos a preocupação com algumas regiões do Sertão Central, por exemplo, que continuam com suas capacidades de abastecimento em estado de emergência”, salientou o secretário.

 

O tema do encontro foi “Exposição das Políticas Públicas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para os Municípios”, por isso o Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana na Assembleia Legislativa, ganhou bastante espaço nos debates. Os secretários reforçaram ainda a necessidade do esforço conjunto de todos os municípios para o enfrentamento da estiagem.

 

Outro ponto que ficou em destaque é o foco na agricultura familiar e nos arranjos produtivos. “Cada região e cada município tem vocações econômicas a serem exploradas e potencializadas. O nosso trabalho, inspirado em toda a reestruturação ocorrida quando o Camilo Santana ainda era secretário, em 2007, é estimular esses setores produtivos como o leite e a piscicultura”, explicou Dedé Teixeira.

 

O encontro aconteceu no auditório da SDA, na capital, e contou com a presença de aproximadamente 190 pessoas, entre secretários de agricultura, representantes de municípios, prefeitos e de entidades como o Idace (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará), Ricardo Durval, a gerente executiva do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Francisca Jeania Gomes, Bruno Eloy, presidente do Instituto Agropolos e o presidente da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), Antonio Amorim.

 

 

 

14.04.2015

 

Aécio Santiago
Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
85 3101.8105 | 8723.1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898