Confira a programação desta semana nos equipamentos culturais da Secult

14 de abril de 2015 - 20:00

O teatro, a dança e a música são os pontos altos da programação desta semana, nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Nesta terça-feira (14), acontece a abertura do Festival Corpo Arte, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 20h. O evento segue até o dia 19, passando também pelos palcos do Theatro José de Alencar e pela Praça do Ferreira, reunindo em Fortaleza artistas de diferentes pai?ses, criadores que incorporam a cri?tica e a reflexa?o em suas pra?ticas.

 

A coordenação do Festival Corpo Arte é de Paulo Lima, da Companhia Experimentus, que está realizando o evento. O festival contará com a participação do grupo Primeiro Ato, de Minas Gerais, da Companhia Ponto, do Ceará, da própria Companhia Experimentus e ainda de grupos de São Paulo.

 

Também nesta terça (14), às 20h, será realizada a entrega do Troféu “Boca Night”, no Palco Principal do Theatro José de Alencar, com o objetivo de promover e destacar o cenário de entretenimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O evento contará com a premiação em diversas categorias (melhor boate, melhor DJ, melhor promoter, DJ revelação, melhor dublagem, beleza gay, entre outros) com o intuito de reconhecer o trabalho realizado por essas pessoas e instituições do cenário LGBT.

 

Os artistas e grupos interessados em se apresentar no Teatro Carlos Câmara, compondo a programação dos meses de maio e junho, têm oportunidade de participar de uma nova Convocatória Pública. As inscrições seguirão abertas até o dia 22 de abril e são destinadas à seleção de espetáculos de pequeno e médio portes, conforme as características do Teatro Carlos Câmara, nas linguagens de dança, música e teatro. A ação dá continuidade à programação realizada no Teatro desde outubro de 2014, também definida através de seleção pública.

 

O Teatro Carlos Câmara também está com inscrições abertas para artistas e grupos que desejem utilizá-lo como espaço de ensaio. Ao longo do mês de abril os ensaios podem ser realizados no teatro de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Nos meses de maio e junho os ensaios acontecerão de segunda a quarta-feira, também de 8h às 17h.

 

Rock no Bom Jardim

O rock ganha espaço na Praça Central do Centro Cultural Bom Jardim, nesta sexta e neste sábado, sempre às 19h, com acesso gratuito aos shows das bandas Banda V6 e Rótulo, respectivamente, que compõem a programação da Mostra de Música “Mirc no CCBJ”, uma realização do Movimento Independente de Rock e Cultura (Mirc), em parceria com o CCBJ (Centro Cultural Bom Jardim), e tem como objetivo divulgar e difundir bandas independentes de várias localidades do Ceará.

 

Também na sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no Teatro Morro do Ouro, do Theatro José de Alencar, será realizada a apresentação do espetáculo “Um longo terço”, organizado pela Cia Garalhufas de Teatro. A apresentação fala de Albertina, uma octogenária, viúva, religiosa, que vive em sua residência na companhia de uma cuidadora relapsa. Para tentar driblar a solidão imposta pela desvinculação social e pela ausência do afeto familiar, Albertina materializa o desejo de companhia em uma simples boneca, que se transforma em sua companheira e confidente. Entre uma Ave Maria e um Pai Nosso, momentos que marcaram sua juventude ressurgem em seu subconsciente e são revelados à sua confidente, a boneca.

 

Silvero Pereira no TJA

O autor, ator, diretor e dramaturgo Silvero Pereira retorna ao palco do TJA, sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h30, no palco principal, para a apresentação do espetáculo “Cabaré das Travestidas”, do Coletivo As Travestidas. O espetáculo traz em seu elenco Deydianne Piaf, Alícia Pieta, Yasmin Shirran, Gisele Almodóvar, Patrícia Dawson, Mulher Barbada, Veronica Valentino e Karolaynne Carton.

 

A programação dos equipamentos da Secult inclui ainda o cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os cursos e as oficinas de canto lírico e de violão, realizados na Casa de Juvenal Galeno, no Centro de Fortaleza, e as exposições “Jacarecanga – Histórias e Memórias de uma Bela Época” e “Impressões do Sertão Cearense”, em cartaz, respectivamente, na Escola de Artes e Ofícios e no Museu do Ceará.

 

 

14.04.2015

Paula Candice
Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898