Maria Marias: internas do IPF participam de aulas de dança e ginástica

15 de abril de 2015 - 14:20

Reinserir as internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) na sociedade através de ações socioeducativas, profissionalizantes, culturais e empreendedoras. É com este objetivo que a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com o Ministério da Justiça, realiza o projeto Maria Marias.

 

Ao todo, 50 assistidas participam do projeto, acompanhando, neste momento, aulas de dança de salão e de ginástica na unidade. Em breve, a iniciativa contará também com capacitação em eletricista predial.

 

O projeto Maria Marias realiza ações que permitam às mulheres resgatar a cidadania e o seu valor produtivo. A ideia é representar as mulheres custodiadas com as particularidades femininas, mas sendo compreendidas de forma integral.

 

O supervisor do projeto, Ricardo Soares, destaca que o Maria Marias tem como objetivo ampliar o conceito de ressocialização com foco no trabalho empreendedor e no fortalecimento do vínculo familiar, minimizando os efeitos do encarceramento e resgatando o potencial da mulher em sua condição de mãe, trabalhadora, companheira e cidadã de direitos.

 

As internas do IPF estão se profissionalizando em assuntos bem típicos do universo feminino. Na área de beleza, foram realizados cursos de manicure, pedicure e de depilação. Na culinária, as assistidas já participaram de confecção de pães artesanais, produção de saladas e de culinária trivial.

 

 

15.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898