Cagece participa do VI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais

16 de abril de 2015 - 15:52

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) participa do VI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, que está sendo realizado nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), em Seabra, na Bahia. O evento é um momento de compartilhamento das experiências relativas ao modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e das Centrais. Também serão comemorados os 20 anos da Central de Seabra, que é pioneira na implantação do modelo de gestão do saneamento rural no Brasil.

 

A participação da Cagece iniciou nesta quinta-feira (16) pela manhã, com o gerente de saneamento rural da Cagece, Helder Cortez, no painel 1, que abordou os 20 anos de gestão participativa em saneamento rural. Ainda nesta quinta, às 16 horas, a Cagece será representada pela tecnóloga em saneamento, Otaciana Ribeiro Alves, como debatedora no painel 3, sobre o tema Avanços e Perspectivas para o Fortalecimento do Modelo Central na Bahia.

 

Nesta sexta (17), às 8h30min, o seminário iniciará com o painel 4 sobre o modelo de gestão do Sisar/ Central. A tecnóloga em saneamento da Cagece, Cynthia Araújo, abordará a diversidade dos Sisars e a convivência com a seca. O evento encerrará às 14 horas. Além da Cagece, participam representantes de companhias de saneamento do Brasil e de outros países da América Latina, como Colômbia e Peru.

 

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é um modelo de gestão de saneamento rural que foi aplicado pela primeira vez, no Ceará, em 1996, por intermédio de um banco alemão e a Cagece. Existem oito Sisars no Estado. Cada um é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, composta pelas associações das comunidades beneficiadas. O objetivo do Sisar é que a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento de água de forma autossustentável. A Cagece coordena e fiscaliza o gerenciamento de cada Sisar.

 

16.04.15

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101 1826 /  3101 1828/ 8878 8932

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898