Exposição ‘Pacifistas & Guerreiros’ prossegue no Centro Cultural do Parlamento Cearense

17 de abril de 2015 - 10:01

A exposição “Pacifistas & Guerreiros – A Poética Plástica em BC Neto” foi aberta na noite desta quinta-feira, 16/4, no Centro Cultural do Parlamento Cearense, na Assembleia Legislativa, reunindo diversos livros e telas de autoria do pintor, poeta e professor cearense. O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, representou o governador Camilo Santana na abertura da exposição, da qual participaram o ex-ministro do Tribunal de Contas da União Ubiratan Aguiar (poeta e compositor), o artista visual Tarcísio Garcia (autor de obras incluídas na exposição), o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Gilvan Paiva, entre outros.

 

“Trazemos uma saudação especial a todos que compartilham conosco a compreensão da cultura como eixo estratégico de desenvolvimento de um povo e uma nação”, destacou o secretário Guilherme Sampaio, cumprimentando o artista BC Neto pela dedicação à arte, à educação e à militância e destacando o momento importante para a cultura no Ceará, com o compromisso do governador Camilo Santana em, ao longo de quatro anos de gestão, quintuplicar o orçamento investido pelo Estado no setor cultural.

“A Secretaria da Cultura do Ceará se sente muito honrada em proporcionar a Fortaleza o presente que é esta exposição, no aniversário dos 289 da nossa cidade, desde a elevação a vila. É uma expressão de grandes líderes e também da trajetória de BC Neto, compartilhando uma política cultural que destaca a força, o talento, a diversidade, a riqueza da arte cearense. Este é um momento de afirmação da pujança, da força da arte e da cultura do Ceará”, ressaltou o secretário.

“A exposição mostra uma obra singular, na extensão dos seus simbolismos. E ao mesmo tempo tem um profundo caráter social. É tempo, sim, de resgatar esses mártires, esses líderes da transformação social”, destacou Guilherme, sobre a exposição que inclui telas retratando líderes como Madre Teresa, Che Guevara, Irmã Dulce, Dom Hélder Câmara, Antônio Conselheiro e Mahatma Gandhi.

 

Retorno às artes visuais

Agradecendo pela presença de todos, BC Neto revelou que a exposição surgiu da “provocação” recebida de amigos como Descartes Gadelha, Audifax Rios e Carlos Macedo (coordenador do projeto da Pinacoteca do Estado do Ceará, da Secult). “O trabalho na universidade, na educação superior, na educação popular passou a me consumir, e me tornei menos presente nas artes visuais e nos movimentos culturais”, confessou, lembrando a participação, em momentos anteriores, de movimentos importantes para a história das artes no Ceará, como Siriará, Nação Cariri e Massafeira Livre.

“A exposição é isso: histórias, quadros, livros, uma mistura”, sintetizou BC Neto, pontuando que a partir desta sexta-feira, 17/4, e até o dia 7/5, estará sempre no local da exposição, recebendo estudantes de escolas públicas e privadas, para passar detalhes sobre as obras, sua concepção e execução.

“BC Neto traz laços muito fortes de conterraneidade e amor pela cultura”, saudou o ex-ministro do TCU Ubiratan Aguiar, ao apresentar a exposição. “Ela traz as ideias de grandes líderes, que lutaram contra a discriminação social. Vai de Conselheiro a Guevara”, destacou.

 

SERVIÇO:

A exposição “Pacifistas & Guerreiros – A Poética Plástica de BC Neto”, apoiada pela Secult, segue até 7/5, de segunda a sexta, das 8h `as 17h, no Centro Cultural do Parlamento Cearense (prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará). Informações: 3277-2500.

 

 

17.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898