Camilo Santana entrega obras estruturantes em Barbalha

19 de abril de 2015 - 02:30

 

A urbanização da Vila do Caldas e a nova Avenida do Contorno serão também importantes para consolidar Barbalha como ponto turístico do Cariri

 

 

O Balneário do Caldas é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Barbalha, no Cariri Cearense. Atrai turistas do Brasil inteiro. No distrito do Caldas, a população comemorou neste sábado, a entrega da obra de urbanização da Vila. O governador Camilo Santana, filho de Barbalha e criado no Caldas, fez a entrega da obra à população.

 

06“Nasci e me criei aqui. Joguei baralho com os amigos, sempre frequentei essa localidade e agora estou muito emocionado por ter atendido a reivindicação da comunidade, que me pediu isso, desde que assumi o mandato de deputado estadual”, revelou o governador.

 

O Caldas é famoso por abrigar balneário rico em águas minerais naturais e hipotermais. José Nilton Brito, morador do Caldas há 33 anos comemorou a inauguração. “Vai atrair muitos turistas para cá e agora realizamos um sonho de mais de 50 anos. Agora nós esperamos que além dessa, o Estado traga mais benefícios para Barbalha e o Cariri”, afirmou.

O investimento do Governo do Estado para a obra foi de R$ 784 mil, por meio da Secretaria das Cidades, e supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado do Ceará (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A urbanização vai beneficiar uma população estimada em 55.373 habitantes e englobou a pavimentação da via e dos passeios, com a implantação de piso ecológico. A acessibilidade a edificações e espaços também foi garantida com a construção de rampas e a colocação de piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais.

08Os bancos dos jardins são revestidos com pedra Cariri, durável e de fácil manutenção. A urbanização contou ainda com a instalação de lixeira em fibra de vidro; drenagem; sinalização do sistema viário; paisagismo com espécies arbóreas nativas e instalação de iluminação de LED, com economia de energia, durabilidade e baixo custo de manutenção.

 

Entre as prioridades, o Governador destacou que pretende consolidar o Caldas como um ponto turístico. “Já está concluída a licitação e a construção de um teleférico do Caldas. A obra aguarda a licença ambiental e com ela vamos impulsionar o turismo e o desenvolvimento da Região. Também faremos a construção em parceria com a Prefeitura de Barbalha”, anunciou o Governador.

 

Compareceram o prefeito de Barbalha, José Leite, o líder do Governo na Câmara, deputado federal José Guimarães, o deputado estadual José Aílton Brasil, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, os suplentes de deputado Sineval Roque e Manoel Santana, o secretário adjunto das Cidades. Quintino Vieira, além de outras lideranças políticas do Cariri.

 

04Avenida do Contorno
O governador Camilo Santana também inaugurou a obra da Avenida do Contorno do município, realizada com o objetivo de criar uma alternativa para aliviar o tráfego pesado de veículos no centro da cidade. Foram investidos R$ 3,2 milhões.

 

A avenida tem 2,4 km de extensão de pista dupla pavimentada e contou com obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização vertical e horizontal e ciclovia. A avenida ligará a CE-060 à CE-293. “Eu comecei essas duas obras quando era secretário das Cidades, e agora estou tendo a felicidade de inaugura-las como Governador”, afirmou Camilo Santana.

 

Ao povo de Barbalha ele concluiu sua fala dizendo que “não vai descansar um dia sequer até o final do mandato”, pois tem como meta trazer desenvolvimento econômico e social para todo o Estado, com ações concretas, assumindo cada compromisso firmado durante a campanha.

 

 

Fotos: Tiago Stille

 

Lúcio Filho
Gestor / Célula de Rádio

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898