Técnicos da Arce fiscalizam sistema de água e esgoto em 12 localidades do Interior

20 de abril de 2015 - 14:54

A Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), dará início, em maio, a mais uma etapa de fiscalização em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no interior do Estado. Com esse objetivo, os técnicos da Arce se deslocarão até as sedes dos municípios de Aracati, Croatá, Graça, Catarina e Tauá e mais seis distritos com o intuito de verificar as condições de atendimento e técnico-operacionais dos referidos sistemas. Inclui-se, ainda, no cronograma de visitas, o município de Santa Quitéria, onde será fiscalizado apenas o sistema de abastecimento de água.

 

O controle e a qualidade da água são definidos pelo Ministério da Saúde por meio de portaria que especifica os padrões mínimos de potabilidade, além da quantidade e frequência de amostragem para análise. São levados em conta turbidez, coliformes totais e cloro residual livre apresentados.

 

Três resoluções dão suporte às atividades da Arce no setor. A Resolução nº 126/2010, trata dos procedimentos gerais a serem adotados com relação às reclamações dos usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; já a Resolução nº 130/2010, refere-se às condições gerais na prestação e utilização desses serviços, sendo que a Resolução 147/2010 especifica as sanções administrativas e penalidades aplicáveis à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em razão de infrações aos direitos dos usuários. Em geral, a metodologia utilizada para o desenvolvimento das fiscalizações compreende inspeções de campo, levantamento e avaliações documentais, obtenção e análise de informações de dados gerais da área técnica e, também, identificação e referência de ocorrências operacionais.

 

Sempre de forma imparcial e respeitando os rigores técnicos a que estão submetidos os agentes envolvidos no processo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará tem como alvo o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela concessionária – nesse caso, a Cagece -, a proteção dos direitos dos usuários, a universalização dos serviços e, ainda, a modicidade tarifária. As tarefas de regulação e fiscalização foram iniciadas em 2001, a partir da assinatura de convênio e consolidadas em 2009, com a promulgação da Lei Estadual n° 14.394/09 que define a atuação da Arce no setor. O rigor das fiscalizações e a constante presença de técnicos da autarquia representam uma evolução nos serviços públicos regulados.

 

Agenda

O cronograma de fiscalização do mês de maio obedecerá à seguinte ordem: de 4 a 8 de maio, os técnicos comparecerão à cidade de Santa Quitéria (sede e distritos de Macaraú e Lisieux); de 11 a 15 de maio, será visitado o município de Aracati (sede e distritos de Canoa Quebrada, Barreira dos Vianas e Cabreiro); de 18 a 22, será a vez dos municípios de Croatá (sede) e Graça (sede e distrito de Lapa); e de 25 a 29, os técnicos encerrarão as fiscalizações com os municípios de Catarina (sede) e Tauá (sede).

 

 

20.04.15

 

Assessoria de Imprensa – Arce
Angélica Martins (angelica.martins@arce.ce.gov.br / 85 3101.1020)

 

Gestor de Célula/Secretaria
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898