Primeira-dama conhece novas instalações do Hospital José Martiniano de Alencar

22 de abril de 2015 - 21:50

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, visitou nesta quarta-feira (22), as instalações do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, que foram reformadas recentemente pelo Governo do Estado. A diretora Silvana Furtado e equipe mostraram o funcionamento e a estrutura da unidade, que conta com novo centro cirúrgico, maternidade, ambulatório e enfermaria cirúrgica.

O José Martiniano de Alencar é o antigo hospital da Polícia Militar que deixou de ser da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desde 2011 e passou a integrar a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Segundo a diretora, a reforma da maternidade foi uma grande conquista, porque antes funcionava de forma “bem precária” em relação a equipamentos e a parte de resolução.

RonéliaA unidade passou de 20 leitos para 34, garantiu 10 leitos de berçário de médio risco para acolher e tratar os recém-nascidos (antes não havia nenhum) e a existência de um banco de leite. De acordo com a diretora, atualmente, as mães que doam leite são as que tiveram o filho no hospital, colhendo o material no José Martiniano e repassando para o Hospital César Cals. “Então, hoje em dia, humanizamos bastante a maternidade, nós temos como dar conforto ao usuário e segurança ao profissional. Isso aí foi muito importante para gente”, esclareceu Silvana, que disse estar muito feliz com a visita da primeira-dama.

Onélia visitou ainda o ambulatório com cinco consultórios, sendo dois de pediatria. No hospital é realizado serviço de acompanhamento de todos os bebês que nascem na unidade até os dois anos. “O bebê já sai daqui com a primeira consulta marcada, faz o exame do pezinho, tem a parte de vacinação, tem o cartório que aqui funciona dentro do hospital e três consultórios de cirurgia. Nós somos hospital de retaguarda do Hospital Geral de Fortaleza e do César Cals. Estamos pegando a fila das cirurgias secundárias, até para abrir espaço para que eles façam cirurgia de maior complexidade”, pontuou a diretora.

 ARI0894Durante a visita, a primeira-dama cumprimentou os profissionais do hospital e parabenizou o trabalho da equipe. “Dedicação é fundamental. Temos uma missão para cumprir e é nosso dever servir à sociedade. Estou muito feliz com a visita e o resultado da reforma. São melhorias que visam um atendimento de qualidade para os cearenses”, salientou Onélia.

22.04.2015

 

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa (85 3101.1568 – 8957.0292)
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898